Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

"Risco real". OMS avisa que vacinas Covid podem "exacerbar desigualdades" no mundo

29 jan, 2021 - 20:42 • Lusa

Secretário-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, acentua que o "nacionalismo das vacinas" é uma "atitude auto destruidora".

A+ / A-

Veja também:


O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o "risco real" de as vacinas para a Covid-19 poderem "exacerbar as desigualdades" no mundo, acentuando que o "nacionalismo das vacinas" é uma "atitude auto destruidora".

Na habitual videoconferência de imprensa transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça, Tedros Adhanom Ghebreyesus sublinhou que a pandemia da Covid-19 "explorou e expôs as desigualdades no mundo", mas existe "um risco real de que as vacinas possam exacerbar essas desigualdades", quando os mais pobres são preteridos a favor dos mais ricos no acesso às vacinas.

"As vacinas são um recurso limitado, temos de usá-las da maneira mais eficaz, mais equitativa possível. Se o fizermos, podemos salvar vidas", afirmou, realçando que a pandemia não acaba "se não acabar em todo o mundo".

Aos governos dos países, o diretor-geral da OMS voltou a pedir para que priorizem a vacinação dos profissionais de saúde e dos idosos, em maior risco de infeção, e partilhem as "doses em excesso" com o mecanismo de distribuição global Covax, copromovido pela OMS para fazer chegar as vacinas aos países mais pobres.

Tedros Adhanom Ghebreyesus lamentou que os profissionais de saúde, na "linha da frente" no combate à pandemia, estejam "frequentemente subprotegidos", apesar de "sobrexpostos" ao coronavírus da Covid-19.

"Precisam de vacinas, agora!", enfatizou, acrescentando que uma pessoa deve esperar "a sua vez" para ser vacinada se não é de "alto risco".

A pandemia da Covid-19 provocou, pelo menos, 2.191.865 mortos resultantes de mais de 101 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.886 pessoas dos 698.583 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A campanha de vacinação no país iniciou-se, à semelhança de outros Estados-Membros da União Europeia, em 27 de dezembro, com a inoculação de profissionais de saúde em hospitais, estendendo-se pouco tempo depois aos utentes e funcionários de lares de idosos.

Na próxima semana devem começar a ser vacinados bombeiros, militares, polícias, idosos com mais de 80 anos, mesmo sem doenças, e pessoas com mais de 50 anos com doenças de maior risco associado à Covid-19 (doença coronária, insuficiência renal e cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crónica), mas também titulares de órgãos de soberania e de cargos considerados essenciais.

A forma como está a decorrer o processo de vacinação tem sido criticada pelo facto de pessoas fora dos grupos prioritários já terem sido vacinadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+