Tempo
|
A+ / A-

Vacina Covid-19

Covid-19. Grupo Johnson mantém entrega de vacinas na UE no segundo trimestre do ano

29 jan, 2021 - 21:27 • Lusa

Fármaco da Johnson & Johnson é de toma única e pode ser armazenado em condições de frio menos exigentes do que as vacinas da Pfizer e da Moderna, o que facilita a logística da distribuição.

A+ / A-

Veja também:


O diretor médico da farmacêutica Janssen, que integra o grupo Johnson & Johnson, afirmou esta sexta-feira que se mantém o compromisso de disponibilizar na União Europeia as vacinas da Johnson & Johnson no segundo trimestre deste ano, altura em que Portugal receberá as primeiras 1,25 milhões de doses.

“O compromisso com a União Europeia é o segundo trimestre de 2021 e este compromisso mantém-se”, garantiu Manuel Salavessa, ao adiantar que as primeiras 1,25 milhões de vacinas da empresa norte-americana contra a Covid-19 que chegarão a Portugal no segundo trimestre fazem parte de um lote de 4,5 milhões que o país vai receber ao longo deste ano.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Salavessa salientou a importância do fármaco da Johnson & Johnson ser de toma única, assim como poder ser armazenado em condições de frio menos exigentes do que as vacinas da Pfizer e da Moderna, o que facilita a componente logística da sua distribuição.

“O facto de ser dose única é importante porque, quando falamos nas 4,5 milhões de doses para Portugal em 2021, estamos a falar de 4,5 milhões de pessoas a vacinar”, referiu o diretor médico da Janssen, companhia do grupo Johnson & Johnson.

O acordo desta farmacêutica com a Comissão Europeia prevê para este ano 200 milhões de doses, com uma opção de 200 milhões de doses adicionais.

Segundo disse, a vacina da Johnson & Johnson apresenta “85% de eficácia na prevenção dos casos graves e críticos” das variantes do Brasil e África do Sul do novo coronavírus, não existindo ainda dados sobre a sua eficácia face à variante do Reino Unido do SARS-CoV-2, que deverão ser conhecidos em breve.

As vacinas que estão a ser administradas em Portugal, e noutros países da União Europeia, são as do consórcio germano-americano Pfizer/BioNTech e da empresa de biotecnologia norte-americana Moderna, aprovadas pela autoridade europeia do medicamento em 21 de dezembro e 6 de janeiro, respetivamente.

A Comissão Europeia autorizou hoje a utilização na União Europeia da vacina da farmacêutica AstraZeneca contra a Covid-19, após validação pelo regulador europeu, sendo este o terceiro fármaco com “luz verde” no espaço comunitário.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.191.865 mortos resultantes de mais de 101 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.886 pessoas dos 698.583 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+