Tempo
|
A+ / A-

Brasil passa barreira dos nove milhões de infetados com Covid-19

29 jan, 2021 - 08:58

É o terceiro país do mundo a atingir este número de infetados, depois dos Estados Unidos e da Índia. São Paulo é o foco da pandemia.

A+ / A-

Veja também:


O Brasil ultrapassou a barreira de nove milhões de infeções pelo novo coronavírus (9.058.687), 11 meses após o primeiro diagnóstico no país, e totaliza 221.547 mortes pela Covid-19.

O Brasil é o terceiro país do mundo a atingir os nove milhões de infetados, depois dos Estados Unidos e da Índia.

Neste momento, a taxa de letalidade da doença no país, que enfrenta agora uma segunda vaga, está em 2,4%. Já a taxa de incidência da Covid-19 em território brasileiro é de 105 mortes e 4.311 casos por cada 100 mil habitantes.

São Paulo é o foco da pandemia do país, concentrando 1.746.070 casos positivos e 52.481 vítimas mortais.

Das 27 unidades federativas no Brasil, sete já somam, cada uma, mais de 500 mil diagnósticos e seis têm registo de mais de 10 mil óbitos, cada.

No momento em que o Brasil atravessa uma segunda vaga da pandemia, e teve detetada no Amazonas uma nova estirpe do novo coronavírus, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que foi exonerado pelo Presidente, Jair Bolsonaro, após discordarem de várias medidas face à covid-19, alertou hoje para o risco dessa nova variante provocar uma "mega epidemia" no país.

Apesar da nova estirpe ter sido detetada do Amazonas e de já circular na região, o ex-ministro criticou o facto de os pacientes infetados não estarem a ser isolados e estarem a ser transferidos para outras regiões, o que pode ajudar a difundir a nova estirpe pelo resto do país.

"O mundo inteiro está a fechar os voos para o Brasil, e o país não só está aberto normalmente, como está retirando pacientes de Manaus e mandando para Goiás, Bahia, outros lugares, sem fazer os bloqueios de biossegurança. Provavelmente vamos plantar essa cepa (estirpe) em todos os territórios da federação, e daqui a 60 dias podemos ter uma mega epidemia", afirmou Mandetta, que também é médico, em entrevista à TV Cultura.

Manaus, capital do Estado do Amazonas, tem transferido, nas últimas semanas, dezenas de pacientes infetados com o novo coronavírus para outras cidades do país, após os hospitais da região terem entrado em colapso e faltado oxigénio.

A variante em causa já foi detetada em diferentes países, como os Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, e em vários estados brasileiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+