Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OMS

Covid-19. EUA exigem investigação "completa e clara" às origens pandemia

27 jan, 2021 - 21:00 • Redação com Lusa

Equipa de 10 especialistas da OMS em Wuhan, hipocentro da pandemia do novo coronavírus. A missão, que arranca na quinta-feira, é considerada ultrassensível pelo regime chinês.

A+ / A-

Veja também:


O Governo dos Estados Unidos da América avisou, esta sexta-feira, que a investigação da Organização Mundial de Saúde (OMS) na China sobre as origens da pandemia de Covid-19 deve ser “completa e clara”.

Na véspera do início de uma investigação de campo por especialistas da OMS, a porta-voz da Casa Branca garantiu que os EUA vão apoiar “uma investigação internacional que deve ser completa e clara”.

“É imperativo que cheguemos ao fundo das coisas, sobre o surgimento da pandemia na China”, sublinhou Jen Psaki.

Washington promete “avaliar a credibilidade do relatório de investigação, logo que esteja concluído” e explorar “as informações coligidas e analisadas pela inteligência dos EUA” sobre a origem da pandemia do novo coronavírus, acrescentou Jen Psaki.

Missão arranca na quinta-feira


Os 10 investigadores internacionais da OMS destacados para esta investigação chegaram a Wuhan em meados de janeiro.

Após um período de quarentena, os especialistas devem iniciar o seu trabalho na quinta-feira. Wuhan foi a primeira cidade do mundo colocada em confinamento, a 23 de janeiro de 2020, e é considerada o hipocentro da pandemia.

A missão é considerada ultrassensível pelo regime chinês, que se mostra interessado em evitar qualquer responsabilidade pela pandemia que já matou mais de 2,1 milhões de pessoas em todo o mundo, mas está praticamente erradicada na China.

Trump apontou dedos a China e OMS


O anterior Presidente dos EUA acusou por várias vezes a China de ter permitido que a pandemia se expandisse na sua fase inicial. Donald Trump também acusou a OMS de ser complacente com a agenda política de Pequim.

O novo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, irá assegurar que cientistas e políticos dos EUA estejam presentes na China para representar os interesses de Washington nesta missão, sublinhou a porta-voz da Casa Branca.

A pandemia da Covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos, resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    28 jan, 2021 Palela 11:29
    Esta a haver um abuso de poder a boleia do covid "isto nao pode acontecer ! A democracia esgotou !

Destaques V+