Tempo
|
A+ / A-

Presidente do México está infetado com Covid-19

25 jan, 2021 - 09:52 • Lusa

Aos 67 anos, López Obrador diz-se otimista. Sempre se negou a usar máscara. Com sintomas ligeiros, vai continuar a trabalhar em casa.

A+ / A-

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, de 67 anos, anunciou no domingo estar infetado com Covid-19 e que se encontra a fazer “tratamento médico”.

“Lamento informá-los que estou contagiado com Covid-19. Os sintomas são leves, mas estou a fazer tratamento médico. Como sempre, estou otimista. Vamos todos seguir em frente”, informou o chefe de Estado na conta oficial da rede social Facebook.

López Obrador explicou que, durante os próximos dias, a secretária de Governação, Olga Sánchez Cordero, vai substituí-lo nas conferências de imprensa matutinas diárias.

O chefe de Estado acrescentou que vai continuar a dar seguimento aos “assuntos públicos no Palácio Nacional”, onde reside, e que mantém nesta segunda-feira a conversa telefónica com o homólogo russo, Vladimir Putin, para abordar a vacina russa.

No fim de semana, López Obrador participou em cerimónias públicas junto de vários membros do Governo e nunca usou máscara, uma vez que se nega a usá-la desde o início da pandemia.

O México conta com um total de 1,7 milhões de infetados e 150 mil mortos – números que fazem do país o quarto do mundo com mais mortes com Covid-19, depois dos Estados Unidos, Brasil e Índia, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.121.070 mortos resultantes de mais de 98,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+