Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Iraque. Estado Islâmico reivindica ataque em Bagdad

22 jan, 2021 - 09:33 • Marta Grosso com BBC

Morreram 32 pessoas no maior ataque suicida em três anos. Muçulmanos xiitas eram o alvo.

A+ / A-

O grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou o ataque de quinta-feira num mercado de Bagdad, a capital iraquiana. A responsabilidade é assumida na rede social de mensagens Telegram, algumas horas depois.

Os terroristas teriam como alvo os muçulmanos xiitas, segundo um comunicado da agência de notícias Amaq, do grupo militante sunita islâmico, citado pela BBC nesta sexta-feira.

O ataque foi o maior registado em Bagdad desde há três anos. Dois homens armadilhados fizeram explodir as bombas que carregavam no meio de uma multidão que andava às compras na Praça Tayaran, onde decorria um mercado de roupa em segunda mão.

Pelo menos 32 pessoas morreram e mais de uma centena ficaram feridas.

Desde o final de 2017, depois da derrota do Estado Islâmico, que os atentados suicidas se tornaram raros na capital iraquiana. O grupo terrorista chegou a controlar 88 mil quilómetros quadrados do leste do Iraque e impôs o seu domínio a quase oito milhões de pessoas.

Mas a derrota militar não acabou com o grupo. Em agosto do ano passado, um relatório da ONU estimava que permaneciam ativos mais de 10.000 combatentes no Iraque e na Síria. Estas células continuaram a operar sobretudo em áreas locais e com as forças de segurança como alvo.

O último ataque suicida em Bagdad aconteceu em janeiro de 2018, na mesma praça. Morreram 35 pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+