Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Reino Unido regista novo máximo com 1.564 mortes

13 jan, 2021 - 17:02 • Lusa

Apesar de o número de mortes associadas à Covid-19 ter aumentado significativamente nos últimos dois dias, o número de novas infeções parece estar a diminuir.

A+ / A-

Veja também:


O Reino Unido registou 1.564 mortes de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário desde o início da pandemia, elevando o número total de mortes para 84.767 mortes, adiantou o Governo britânico esta quarta-feira.

O número de casos identificados desde terça-feira subiu para 47.525, aumentando o total de pessoas com teste positivo no país para 3.211.576 desde o início da pandemia.

Apesar de o número de mortes ter aumentado significativamente nos últimos dois dias, o número de infeções tem vindo a mostrar uma tendência de descida, o que levou o primeiro-ministro, Boris Johnson, a recusar endurecer para já o confinamento em vigor.

“Nós mantemos as coisas sob constante revisão e continuaremos a fazê-lo e, certamente, se houver necessidade de endurecer as restrições, o que não excluo, voltaremos, naturalmente, a esta Assembleia (…)”, prometeu.

Segundo Johnson, as regras do confinamento decretado na semana passada “estão a começar a mostrar sinais de ter algum efeito” em algumas partes do país.

Já na Escócia, a chefe do executivo autónomo, Nicola Sturgeon, anunciou hoje que só as lojas que vendem itens essenciais, como roupa, calçados, produtos para bebés, artigos para a casa e livros, poderão oferecer serviços de recolha nas lojas das compras feitas pela Internet.

Porém, a recolha deve ser feita ao ar livre e com sistemas que evitem filas, vincou, alegando que as regras anteriores davam às pessoas oportunidade para contornar a ordem de ficar em casa, exceto por motivos essenciais, como comprar comida, fazer exercício ou trabalhar.

Cafés e restaurantes, que podem vender para fora, deixam de poder deixar os clientes entrarem para comprar e só podem operar através de uma porta ou janela.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.963.557 mortos resultantes de mais de 91,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+