Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Frio

Recorde ibérico? Temperatura desceu ​aos 34,1 graus negativos na Catalunha

06 jan, 2021 - 12:53 • Redação

Esta é temperatura mais baixa de que há registo na Península Ibérica, a confirmarem-se os dados de estação meteorológica.

A+ / A-

A Catalunha registou na última noite 34,1 graus negativos, a temperatura mais baixa que há registo na Península Ibérica, avança o jornal “La Vanguardia”.

A temperatura polar foi medida por uma estação meteorológica instalada na zona montanhosa de Clot del Tuc de la Llança, pelas 05h19 da madrugada desta quarta-feira.

Os 34,1 graus negativos superam os menos 32 verificados em 1956, em Estany Gento, na mesma região.

A temperatura foi medida pela plataforma “Projecte 4 Estacions”, um grupo de apaixonados da meteorologia que divulgada dados e informações nas redes sociais e no site Meteo Valls d’Àneu.


A informação foi partilhada por entidades oficiais, como a delegação de Aragão da Agência Estatal de Meteorologia (AEMET).

Na sua conta no Twitter, a delegação aragonesa afirma que “nas estações de alta montanha dos Pirenéus, a estação montanhosa de Clot del Tuc de la Llança atinge -34ºC”.

A delegação aragonesa partilha as informações fornecidas a pela Noromet, a Associação Meteorológica da Península do Noroeste, que também se refere ao site Meteo Valls d'Àneu.

Em Portugal, a temperatura mais baixa de que há registo são 16 graus negativos na Penha da Saúde, na Covilhã, em 16 de janeiro de 1945 e 5 de fevereiro de 1954.

Até sexta-feira, o arquipélago da Madeira e o sul de Portugal continental vão ser afetados por vento forte, chuva e agitação marítima associados à passagem da depressão Filomena.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+