Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marrocos. Rei Mohamed VI concede perdão a 756 presos

11 jan, 2021 - 12:56 • Lusa

A grande maioria terá apenas redução de pena. Aos que se encontram em liberdade condicional, o monarca perdoou o resto da pena.

A+ / A-

O rei Mohamed VI de Marrocos perdoou, nesta segunda-feira, 756 pessoas que se encontravam na prisão ou em liberdade condicional. O perdão foi feito por ocasião do feriado nacional do Manifesto da Independência, de acordo com um comunicado do Ministério da Justiça marroquino.

Dos beneficiados pelo perdão, 493 estão em vários estabelecimentos prisionais do Marrocos e a sua grande maioria (475) terá um perdão parcial, nomeadamente a redução de penas. Os demais são pessoas em liberdade condicional a quem o monarca perdoou o resto da pena.

Nenhum detido por motivos políticos recebeu o perdão, embora a existência destes presos seja oficialmente negada em Marrocos, uma vez que são sempre acusados de algum crime do direito comum (fraude, crime sexual ou atentado à segurança do Estado).

Em cada feriado religioso ou nacional, é costume o rei conceder estes perdões, que são uma das suas atribuições exclusivas, embora os critérios específicos que regem estas concessões sejam desconhecidos.

Esses perdões coletivos – há uma dúzia de atos por ano – tornam possível descongestionar as prisões do Marrocos, que estão permanentemente em sobrelotação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    11 jan, 2021 Lisboa 16:20
    "Nenhum detido por motivos políticos recebeu o perdão" É importante realçar esta parte

Destaques V+