Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Facebook e Instagram suspendem contas de Trump por tempo indefinido

07 jan, 2021 - 17:07 • Filipe d'Avillez com Reuters

A decisão surge um dia depois de o Presidente ter incitado um grupo de manifestantes que depois invadiu o Capitólio, um ato que resultou na morte de quatro pessoas.

A+ / A-

O Facebook tornou-se esta quinta-feira a primeira grande rede social a bloquear por tempo indeterminado a conta do ainda Presidente Donald Trump, garantindo que ele não poderá postar qualquer conteúdo até ao final da transição para o mandato de Joe Biden.

A decisão surge um dia depois de o Presidente ter incitado um grupo de manifestantes que depois invadiu o Capitólio, um ato que resultou na morte de quatro pessoas e terá sido tomada diretamente pelo CEO da empresa, Mark Zuckerberg, depois de numa fase inicial a rede ter anunciado uma suspensão por 24 horas, e aplica-se também ao Instagram, que pertence ao mesmo grupo.

Também o Twitter, a rede social de preferência do Presidente, bloqueou o acesso à sua conta depois de Trump ter postado vídeos e mensagens em que, apesar de apelar aos manifestantes para “voltarem para casa”, insistia nas teses de conspiração e fraude eleitoral e de ter dito mesmo que compreendia a frustração dos manifestantes e manifestado o seu apreço por eles.

“Acreditamos que os riscos de permitir que o Presidente continue a usar os nossos serviços durante este período são simplesmente demasiado grandes”, disse Zuckerberg na quinta-feira, num post na mesma rede social.

As redes sociais têm estado sob grande pressão nos últimos tempos para vigiarem mais atentamente os conteúdos que neles são colocados, incluindo de altas figuras de Estado, como é o caso de Donald Trump. Desde as eleições que o Twitter tem estado a assinalar todos os posts de Trump em que ele diz que houve fraude eleitoral.

Caos, violência e mortes. A invasão ao Capitólio em cinco minutos
Caos, violência e mortes. A invasão ao Capitólio em cinco minutos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    08 jan, 2021 Lisboa 00:50
    Acho muito bem. Até porque conheço muito boa gente que foi suspensa por muito menos que isso.
  • Ivo Pestana
    07 jan, 2021 Funchal 19:47
    Não acredito.

Destaques V+