Tempo
|
A+ / A-

Venezuela

União Europeia deixa de reconhecer Guaidó como presidente interino da Venezuela

06 jan, 2021 - 20:05 • Reuters

Para os 27, o líder da oposição a Nicolás Maduro continua a ser uma das figuras pró-democracia mais importantes na Venezuela, onde a UE, os Estados Unidos, o Reino Unido e países da América Latina desejam mediar a organização de eleições livres e justas.

A+ / A-

A União Europeia anunciou esta quarta-feira que deixa de reconhecer formalmente o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, como presidente interino do país.

Guaidó ainda é visto pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido como líder legítimo da Venezuela após a reeleição controversa do presidente Nicolás Maduro, em 2018, e fontes diplomáticas da UE enfatizaram que os 27 ainda não reconheceram Maduro como presidente.

A UE continua a ver em Juan Guaidó uma das figuras pró-democracia mais importantes na Venezuela, onde a UE, os Estados Unidos, o Reino Unido e países da América Latina desejam mediar a organização de eleições livres e justas.

De resto, em comunicado, esta quarta-feira, a UE ameaçou com um agravamento das sanções contra o governo de Maduro, além de um embargo de armas e sanções já impostas a autoridades venezuelanas, para condenar o que considera serem violações de direitos e rutura da democracia.

Os governos da UE referem Guaidó como um dos "representantes de saída da Assembleia Nacional”, no comunicado em que condenaram a eleição parlamentar de 6 de dezembro que muitos países dizem ter sido alvo de fraude.

A nova assembleia, agora controlada por apoiantes de Nicolás Maduro, iniciou os trabalhos esta quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+