Tempo
|
A+ / A-

Cazaquistão põe fim à pena de morte

02 jan, 2021 - 12:38 • Lusa

As execuções estão suspensas no Cazaquistão desde 2003, contudo, os tribunais continuaram a condenar à morte os autores de crimes considerados muito graves.

A+ / A-

O Cazaquistão aboliu a pena de morte, depois de uma moratória que estava em vigor há quase 20 anos no país, anunciou o chefe de Estado no seu 'site' oficial, este sábado.

Kassym-Jomart Tokayev assinou a ratificação do protocolo facultativo ao Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, que tinha sido firmado no ano passado pelo parlamento do Cazaquistão.

O Pacto obriga os seus signatários a abolirem a pena de morte dentro das suas fronteiras.

As execuções foram suspensas no Cazaquistão desde 2003, contudo os tribunais continuaram a condenar à morte os autores de crimes muito graves, incluindo os considerados como sendo de terrorismo.

Em 2016, um homem foi condenado à morte por ter matado oito polícias e dois civis na maior cidade do país, Almaty. Esta pena passará agora a ser substituída por prisão perpétua.

O Cazaquistão, uma ex-república soviética, tem 18 milhões de habitantes.

Na ex-URSS, apenas a Bielorrússia continua a aplicar a pena de morte regularmente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+