Tempo
|
A+ / A-

Primeiros 200 milhões de vacinas da Pfizer vão chegar à União Europeia até setembro

28 dez, 2020 - 12:44 • Redação

A informação foi avançada por um porta-voz da Comissão Europeia. Com cerca de 450 milhões de residentes, a UE terá de assegurar a compra de doses a outros fornecedores para acelerar a vacinação contra o novo coronavírus.

A+ / A-

A distribuição de 200 milhões de doses iniciais da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, em toda a União Europeia será concluída em setembro, avançou esta segunda-feira um porta-voz da Comissão Europeia.

O calendário, até então desconhecido, confirma que a UE, onde residem cerca de 450 milhões de pessoas, precisará de vacinas de outros fornecedores para acelerar a vacinação contra o novo coronavírus.

"A distribuição de 200 milhões de doses deverá ser concluída até setembro de 2021", disse o porta-voz, em declarações à agência Reuters.

A mesma fonte acrescentou que estão em andamento negociações para chegar a um acordo sobre a entrega de mais 100 milhões de doses, que são opcionais no contrato assinado com as duas empresas.

O calendário para as doses adicionais não é ainda conhecido.

A maioria dos Estados membros começou a vacinar profissionais de saúde e pessoas vulneráveis no domingo com a vacina da Pfizer, a única autorizada até agora no bloco dos 27 e que requer um regime de duas doses.

A vacinação contra a Covid-19 arrancou ontem em Portugal. Às 10h07, foi vacinado o primeiro português, António Sarmento, diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital de São João. O processo estendeu-se aos centros hospitalares universitários de Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central e ao Hospital de Santo António, no Porto.

Vacinação arranca em Portugal. "Deixar-se vacinar tranquilamente é uma ajuda enorme à comunidade e à Humanidade"
Vacinação arranca em Portugal. "Deixar-se vacinar tranquilamente é uma ajuda enorme à comunidade e à Humanidade"

A UE assinou acordos de compra antecipada com a Pfizer-BioNTech, AstraZeneca, Johnson & Johnson, Moderna, Sanofi e CureVac para um total de quase 2 mil milhões de doses.


A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deve decidir sobre a possível aprovação da vacina Moderna a 6 de janeiro e poderá receber pedidos de aprovação da AstraZeneca e da Johnson & Johnson no primeiro trimestre do próximo ano.


O porta-voz da Comissão da UE acrescentou que, segundo alguns dos contratos acordados, as primeiras entregas podem começar em março.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+