Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Piloto alemão "desenha" seringa no céu para assinalar início da vacinação na Europa

28 dez, 2020 - 06:56 • Sofia Freitas Moreira com Reuters

O gesto do jovem piloto surge no dia em que a maioria dos estados-membros da União Europeia inicia a primeira fase da vacinação contra a Covid-19.

A+ / A-

No domingo, um piloto alemão desenhou no céu uma seringa gigante, num gesto simbólico alusivo ao início da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Europa.

Com 20 anos, Samy Kramer planeou o trajeto com a ajuda de um GPS. Voou 200 quilómetros junto ao Lago Constança, no Sul da Alemanha. A rota em forma de seringa foi observada no site flightradar24.

“Ainda há muitas pessoas que se opõem à vacinação e a minha ação pode ser um mote para os fazer pensar sobre o tópico, para que o processo ande para a frente”, contou o piloto à Reuters, acrescentando que o seu voo não deve ser encarado como um apelo direto à inoculação.

“Talvez tenha sido um pequeno sinal de alegria, porque a indústria da aviação foi bastante atingida pela pandemia”, disse Kramer.

A vacinação contra a Covid-19 arrancou oficialmente no último domingo nos Estados-membros da União Europeia. À exceção dos outros países, Hungria, Eslováquia e Alemanha começaram a vacinar no sábado.

A Alemanha começou poucas horas após receber os primeiros carregamentos, contrariando os planos da União Europeia (UE) de uma implementação coordenada, que arrancou no domingo para a maioria dos países da UE.

As vacinas desenvolvidas pela BioNTech e pela Pfizer começaram a chegar aos países da UE na última sexta-feira, em camiões que garantem a manutenção de uma temperatura extremamente baixa, provenientes de um centro de produção na Bélgica.

O lançamento da vacina resulta da coordenação de todos os 27 Estados-membros da UE, contribuindo, também, para a projeção de uma imagem de unidade, após negociações difíceis em torno de um acordo comercial pós-Brexit com o Reino Unido.

Vacinação arranca em Portugal. "Deixar-se vacinar tranquilamente é uma ajuda enorme à comunidade e à Humanidade"
Vacinação arranca em Portugal. "Deixar-se vacinar tranquilamente é uma ajuda enorme à comunidade e à Humanidade"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+