Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Funcionários de lar na Alemanha receberam cinco doses da vacina por engano

28 dez, 2020 - 17:49 • Lusa

Quatro funcionários foram admitidos para observação no hospital com sintomas ligeiros de gripe, enquanto os restantes três foram para casa.

A+ / A-

Veja também:


Oito funcionários de um lar na Alemanha foram vacinados individualmente com cinco doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech, um erro durante a inoculação que, até ao momento, não teve quaisquer consequências graves, foi divulgado esta segunda-feira.

As pessoas em questão são sete mulheres e um homem, com idades compreendidas entre os 38 e os 54 anos, que trabalham num lar em Stralsund, no nordeste da Alemanha.

Fazem parte dos grupos prioritários que foram definidos pelas autoridades alemãs para receberem, numa fase inicial, a vacina desenvolvida pelo grupo farmacêutico norte-americano Pfizer e pela empresa alemã BioNTech, aprovada na passada segunda-feira pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) e que começou a ser administrada na Alemanha desde o fim de semana.

Durante a administração da vacina, ocorrida no domingo, os oito funcionários receberam por engano, cada um e de uma só vez, cinco doses da vacina, segundo informou hoje o administrador do distrito onde fica localizado o lar, Stefan Kerth, citado pelas agências internacionais.

O representante assegurou que todos foram imediatamente informados do erro. Quatro funcionários foram admitidos para observação no hospital com sintomas ligeiros de gripe, enquanto os restantes três foram para casa.

"Lamento profundamente este incidente", declarou Stefan Kerth, garantindo que esta situação é um caso isolado provocado por um erro humano. "Desejo a todos os visados que não ocorram efeitos secundários graves", acrescentou.

Antes do lançamento da campanha de vacinação que arrancou em simultâneo em vários países europeus no fim de semana, o laboratório alemão BioNTech informou que durante as fases de testes chegaram a ser administradas doses maiores da vacina do que as recomendadas e que o processo não tinha surtido efeitos secundários graves.

A vacina Pfizer/BioNTech, desenvolvida em menos de um ano e que deve ser administrada em duas doses, com 21 dias de intervalo, é entregue numa ampola que, quando diluída, dá para cinco doses.

As autoridades de saúde alemãs anunciaram esta segunda-feira, através de uma porta-voz do Ministério da Saúde, que as ampolas da vacina Pfizer/BioNTech poderão dar provavelmente para um total de seis doses.

A Alemanha reportou esta segunda-feira 348 mortes associadas à doença Covid-19, referentes às últimas 24 horas, com o país a alcançar um total de 30 126 vítimas mortais.

O número de casos positivos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia na Alemanha situa-se em 1 651 834.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose
    28 dez, 2020 CORROIOS 18:07
    Alarmismo! Cinco (5) doses? Sabem quanto é a capacidade das cinco dose? Uma dose é igual a 0,5 ml, logo cinco doses terão uma capacidade de 5x0,5=2,5ml Como é possível? Seria um erro grosseiro por parte de quem administrou a vacina. Acreditam?

Destaques V+