Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Primeiros lotes da vacina para a UE já saíram de fábrica belga

23 dez, 2020 - 16:09 • Lusa

A operação, que utilizou os meios logísticos da empresa de frete H. Essers, desenrolou-se sob estreita vigilância policial.

A+ / A-

Veja também:


Os primeiros lotes da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 destinados a países da União Europeia deixaram esta quarta-feira a fábrica belga em Puurs onde são fabricadas, depois do sinal verde na segunda-feira das autoridades europeias.

Um jornalista da France-Presse no local constatou que três camiões refrigerados que deixaram a zona industrial da gigante farmacêutica norte-americana Pfizer, no nordeste da Bélgica, entre as 09h e 10h locais.

A operação, que utilizou os meios logísticos da empresa de frete belga H. Essers, desenrolou-se sob estreita vigilância policial, dois veículos das forças policias a escoltar cada camião depois do carregamento, com os meios de comunicação mantidos a uma distância de segurança.

As primeiras saídas já tinham ocorrido no início de dezembro de Puurs para o Reino Unido, depois da aprovação da autoridade sanitária britânica, enquanto a campanha de vacinação começou hoje na Suíça.

"A vacina não será uma solução milagrosa", mas é "um enorme passo na direção certa"
"A vacina não será uma solução milagrosa", mas é "um enorme passo na direção certa"

Questionada pela AFP, a Pfizer recusou-se a esclarecer quais as populações da UE para as quais os lotes se destinavam, com um dos camiões a utilizar uma matrícula polaca.

A Comissão Europeia anunciou na segunda-feira a autorização da distribuição na UE da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech, horas após o sinal verde da Agência Europeia do Medicamento.

A UE tinha anunciado anteriormente que as primeiras vacinações começariam entre 27 e 29 de dezembro em todos os Estados-membros.

A distribuição, que terá início em janeiro e se vai estender ao longo de 2021, será proporcional à população das nações.

Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.718.209 mortos resultantes de mais de 77,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+