Tempo
|
A+ / A-

Unicef

Violência em Cabo Delgado. Há mais de 250 mil crianças deslocadas em Moçambique

22 dez, 2020 - 18:16 • Lusa

Unicef alerta que risco de as crianças afetadas pela violência contraírem doenças é maior agora com a época chuvosa.

A+ / A-

Mais de 250 mil crianças deslocadas devido à violência armada em Cabo Delgado, norte de Moçambique, estão em situação de vulnerabilidade, face a doenças e subnutrição, alertou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

"A agência das Nações Unidas para a infância está preocupada com o facto de os serviços de água, higiene e saneamento serem insuficientes para responder às necessidades crescentes das crianças que vivem em centros de acolhimento temporários superlotados", refere uma nota do Unicef distribuída hoje à comunicação social.

Segundo o Unicef, o risco de as crianças afetadas pela violência contraírem doenças é maior agora com a época chuvosa em Moçambique.

"As doenças como diarreia, que são facilmente evitadas e tratadas, podem ser fatais para as crianças deslocadas, sem acesso a água e saneamento adequado e ainda mais em caso de crianças que sofrem de subnutrição", refere o documento, que acrescenta que as necessidades para o financiamento desta crise são de 30 milhões de dólares (25 milhões de euros)

"Para podermos ajudar, contamos mais uma vez com o apoio dos portugueses que sempre responderam de forma extremamente positiva aos nossos apelos para este povo-irmão", disse a diretora executiva do Unicef Portugal, Beatriz Imperatori, citada no documento.

A violência armada em Cabo Delgado, onde se desenvolve o maior investimento multinacional privado de África, para a exploração de gás natural, está a provocar uma crise humanitária com mais de duas mil mortes e 560 mil deslocados, sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba.

Algumas das incursões passaram a ser reivindicadas pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico desde 2019.

A Organização das Nações Unidas anunciou na sexta-feira que precisava de um total de 254 milhões de dólares (207 milhões de euros) para garantir a assistência humanitária às populações deslocadas devido a violência armada em Cabo Delgado.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+