Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Covid-19. OMS garante que nova estirpe não afeta eficácia da vacina

21 dez, 2020 - 18:42 • Redação com Reuters

Especialistas da OMS esperam ter, em breve, mais detalhes sobre o possível impacto da variante 70% mais infeciosa da Covid-19 mas não encontram, para já, evidências de que aumente a gravidade da doença ou comprometa a eficácia das vacinas.

A+ / A-

Veja também:


A Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que a variante da Covid-19 detetada no Reino Unido não afeta a eficácia da vacina da Pfizer, aprovada esta segunda-feira pela Comissão Europeia.

Ainda assim, os especialistas da OMS esperam ter, em breve, mais detalhes sobre o possível impacto desta nova estirpe altamente contagiosa que já levou vários países a encerrar fronteiras com o Reino Unido, face aos receios de disseminação da doença.

Por agora, a OMS diz que não há evidências de que esta variante aumente a gravidade da doença, embora seja mais transmissível, dizem os especialistas, citando análises do Reino Unido.

Na conferência de imprensa online, realizada esta segunda-feira, na sede da OMS, em Genebra, Michael Ryan, diretor-chefe de emergências da OMS, considerou “prudente” a atuação dos países que decidiram limitar os movimentos de e para o Reino Unido, segundo o “princípio da precaução”.

Por outro lado, disse, também, que “nesta altura, não existem dados que apontem para uma alteração da gravidade do diagnóstico ou da eficácia das vacinas que estão a surgir”.

Já Maria Van Kerkhove, chefe técnica da OMS para a Covid-19, sublinhou que a comunidade científica “está a avaliar a resposta dos anticorpos da estrutura do vírus e espera resultados nos próximos dias ou semanas”.

Covid-19. A nova variante que está a preocupar a Europa
Covid-19. A nova variante que está a preocupar a Europa
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+