Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Von Der Leyen promete "agir rapidamente" após luz verde à primeira vacina na UE

21 dez, 2020 - 16:12 • Lusa

Para que a esta vacina possa começar a ser comercializada e administrada na UE, resta agora a aprovação pela Comissão Europeia, que deverá concretizar-se já esta segunda-feira.

A+ / A-

Veja também:


A presidente da Comissão Europeia saudou esta segunda-feira a aprovação da primeira vacina contra a Covid-19 a ser utilizada na União Europeia e garantiu que o seu executivo atuará agora sem demoras, devendo hoje mesmo tomar uma decisão.

“É um momento decisivo nos nossos esforços para providenciar vacinas seguras e eficazes aos Europeus. A EMA acabou de dar um parecer científico positivo à vacina da BioNTech e Pfizer. Agora vamos atuar rapidamente. Espero uma decisão da Comissão Europeia esta noite”, escreveu Ursula von der Leyen na sua conta oficial na rede social Twitter.

A reação de Von der Leyen teve lugar imediatamente após a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) ter dado o seu aval à utilização da vacina da Pfizer-BionNTech contra a Covid-19, que poderá assim começar a ser administrada na União Europeia ainda este ano.

“Apraz-me anunciar que o comité científico da EMA se reuniu hoje e recomendou uma autorização condicional de mercado na UE para a vacina desenvolvida pela BioNTech e pela Pfizer. A nossa opinião científica abre caminho à primeira autorização de mercado para uma vacina contra a Covid-19 na UE”, anunciou a diretora-executiva da entidade que regula a aprovação de medicamentos na UE, Emer Cooke.

Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?

Para que a esta vacina possa começar a ser comercializada e administrada na UE, resta agora a aprovação pela Comissão Europeia, o que Von der Leyen garantiu então que ocorrerá sem mais demoras.

Na passada quinta-feira, e já na expectativa de um parecer favorável da EMA, Von der Leyen anunciou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 na União Europeia vai arrancar ainda este mês, a partir do próximo domingo.

“É o momento da Europa. A 27, 28 e 29 de dezembro, a vacinação vai começar por toda a União Europeia. Protegemos os nossos cidadãos em conjunto”, escreveu então a presidente do executivo comunitário na sua conta oficial na rede social Twitter.

Além desta vacina da Pfizer e BioNTech, a Comissão Europeia já tem uma carteira com seis outras potenciais vacinas, desenvolvidas pela AstraZeneca, Sanofi-GSK, Johnson & Johnson, CureVac e Moderna.

Esta última deverá ser a próxima a receber ‘luz verde’ da EMA, estando o parecer da agência europeia provisoriamente agendado para 06 de janeiro, revelou hoje mesmo Emer Cooke.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+