Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

OMS alerta para seis meses com grande número de infeções, apesar das vacinas

18 dez, 2020 - 20:11 • Lusa

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 1.662.792 mortos resultantes de mais de 74,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A+ / A-

Veja também:


A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que nos próximos seis meses pode verificar-se um elevado número de infeções e de mortes por Covid-19, apesar da vacinação que está a iniciar-se em vários países.

“A vacina é motivo de esperança e devemos comemorar, mas os próximos três a seis meses serão difíceis. Os países que têm transmissão intensa do vírus verão que ela vai intensificar-se”, alertou o diretor do programa de emergências sanitárias da OMS.

Em conferência de imprensa, Mike Ryan adiantou que países que tenham a situação da pandemia sob controlo podem, nos próximos meses, “sofrer para continuar assim", dando como exemplo regiões do leste asiático, onde o número de infeções começa a aumentar em algumas cidades, após meses de relativa estabilidade.

"O sucesso passado não é garantia de sucesso futuro" na contenção da pandemia, salientou o especialista da OMS, ao alertar que, mesmo quando as vacinas estiverem disponíveis, no início não existirão em quantidade suficiente para evitar os contágios do novo coronavírus.

Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?

Vários países, como o Brasil e os Estados Unidos, não saíram da primeira vaga com a situação controlada e agora enfrentam "um período intenso”, o que faz com que tenham de “implementar todas as medidas preventivas necessárias”.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 1.662.792 mortos resultantes de mais de 74,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (310.792) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 17,2 milhões).

Seguem-se, em número de mortos, o Brasil (184.827 mortos, mais de 7,1 milhões de casos), a Índia (143.709 mortos, mais de 9,9 milhões de infetados), o México (116.487 mortos, mais de 1,2 milhões infetados) e a Itália (67.894 mortos, mais de 1,9 milhões de casos).

Em Portugal, morreram 5.977 pessoas dos 366.952 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+