Tempo
|
A+ / A-

Migrações. OIM defende inclusão dos migrantes na vida pós-pandemia

18 dez, 2020 - 07:30 • Lusa

Considerados “campeões da resiliência em tempos difíceis”, os migrantes devem ser apoiados também na pandemia que vivemos e ter acesso equitativo às vacinas contra a Covid-19, defende António Vitorino.

A+ / A-

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) recorda nesta sexta-feira, Dia Internacional dos Migrantes, o papel por eles desempenhado na luta contra a Covid-19, defendendo que estas pessoas não podem ser esquecidas na vida pós-pandemia.

“No ano passado, no Dia Internacional dos Migrantes, destacámos a importância da coesão social e reconhecemos a generosidade das sociedades que apoiam os migrantes nas suas comunidades, sem saber o que 2020 iria trazer”, afirmou o diretor-geral da OIM e ex-ministro português, António Vitorino, no início de um vídeo publicado na quinta-feira por ocasião desta data internacional, assinalada anualmente em 18 de dezembro após aprovação da Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2000.

Em 2019, segundo recordou Vitorino, os migrantes foram declarados pela OIM como os “campeões da resiliência em tempos difíceis”, “sem saber como eles – e nós – seríamos colocados à prova”, numa referência à atual pandemia da doença Covid-19.

Na mensagem em inglês, com quase três minutos de duração, o diretor-geral da OIM frisou que o mundo testemunhou “em primeira mão” o papel fulcral que os migrantes têm desempenhado na linha de frente da luta global contra a covid-19, seja a cuidar dos doentes, seja a trabalhar para manter os serviços essenciais.

“A dedicação e o espírito empreendedor que vimos este ano lembram-nos que, à medida que passamos da resposta à pandemia para a recuperação nos próximos meses, os migrantes serão parte integrante deste regresso à vida normal”, frisou o diretor-geral da OIM, mencionando que também muitas destas pessoas, por causa da crise pandémica, perderam os trabalhos, enfrentam situações de pobreza ou não têm possibilidade de voltar aos países de origem.

António Vitorino lembrou que, para garantir que os migrantes sejam totalmente incluídos no período de recuperação pós-pandemia, os esforços já feitos por muitos países devem ser reforçados, nomeadamente a garantia de que os migrantes têm acesso aos serviços sociais e a garantia de que “não são deixados para trás”.

Nesse sentido, o representante da OIM defendeu que, numa altura em que as vacinas anti-covid-19 começam a ficar disponíveis, os migrantes, independentemente do seu estatuto, devem ter acesso equitativo aos programas nacionais de vacinação, “não como uma classe especial de pessoas, mas como amigos, vizinhos e colegas de trabalho”.


“A resposta global à Covid-19 oferece uma oportunidade única de reinventar a mobilidade humana a partir do zero, de implementar a visão do Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular e de construir comunidades prósperas, saudáveis e resilientes. Juntos podemos fazer com que isso aconteça”, concluiu António Vitorino.

As estimativas mais recentes apontam para a existência de cerca de 272 milhões de migrantes internacionais em todo o mundo, cerca de 3,5% da população mundial.

A visão de António Vitorino sobre migrações, aos microfones da Renascença
A visão de António Vitorino sobre migrações, aos microfones da Renascença
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+