Tempo
|
A+ / A-

Relações EUA-China

China disponível para cooperar com Biden, mas alerta contra um novo "macarthismo"

18 dez, 2020 - 22:16 • Lusa

Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês admite uma "possibilidade de cooperação" com a futura administração da Casa Branca, em temas como o combate à pandemia, a crise económica e as alterações climáticas.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês garante que o regime de Pequim está preparado para cooperar com o Presidente eleito do EUA, Joe Biden, sobre diversas prioridades, mas alertou Washington contra possíveis acusações de subversão ou de traição relativamente à China.

Após meses de confrontação direta com a administração do cessante Donald Trump, o chefe da diplomacia chinesa, Wang Li, disse aguardar um regresso ao diálogo e a um clima de "confiança mútua" entre as duas primeiras potências económicas mundiais após a tomada de posse de Biden a 20 de janeiro.

"É importante que a política americana face à China seja retomada logo que possível com objetividade e com razão", disse Wang Li numa entrevista virtual perante a Asia Society, um círculo de reflexão de Nova Iorque.

O dirigente chinês assegurou que a China considera existir uma "possibilidade de cooperação" com a futura administração da Casa Branca, em temas como o combate à pandemia, a crise económica e as alterações climáticas.

"Esperamos poder alargar a cooperação e gerir as nossas divergências através do diálogo", insistiu.

A administração Trump acentuou nos últimos meses um braço de ferro generalizado com Pequim, comprometendo décadas de diálogo com a potência asiática.

O chefe da diplomacia dos EUA, Mike Pompeo, um representante da linha dura neste confronto que fez recordar o período da Guerra Fria, pôs termo aos programas culturais de intercâmbio financiados pela China e endureceu drasticamente as regras de atribuição de vistos aos chineses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+