Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Macron com Covid. Por onde andou o Presidente francês nos últimos dias?

17 dez, 2020 - 12:55 • Marta Grosso com agências

Emmanuel Macron testou positivo para a Covid-19 nesta quinta-feira e manteve contacto com 10 líderes europeus. Mas nem todos decidiram cumprir isolamento profilático.

A+ / A-

A cimeira europeia em Bruxelas, nos dias 10 e 11 de dezembro, motivou vários contactos entre os líderes europeus e o Presidente francês, agora infetado com o novo coronavírus. Eis a lista de eventos partilhados, começando pelos mais recentes.

Dia 16

O Presidente francês encontra-se com o primeiro-ministro português, António Costa, no Palácio do Eliseu para um almoço de trabalho.

Macron preside ainda a uma reunião com o executivo, em que participa a maioria dos ministros e o primeiro-ministro, Jean Castex.

Dia 14

No âmbito da comemoração do 60.º aniversário da Organização para o Desenvolvimento e a Cooperação Económica (OCDE), que decorreu em Paris, o Presidente francês encontrou-se com:

  • Primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez
  • Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel
  • Secretário-geral da OCDE, Angel Gurria

Dias 10-11

Conselho Europeu em Bruxelas. Dos 27 chefes de Estado e de Governo da União Europeia, apenas dois faltaram à cimeira: os primeiro-ministros da Estónia, Jüri Ratas, e da Croácia, Andrej Plenkovic.

Presentes estiveram os primeiros ministros dos seguintes países:

  • Alemanha, Angela Merkel
  • Holanda, Mark Rutte
  • Bélgica, Alexander de Croo
  • Itália, Guiseppe Conte

E ainda o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Dia 7

O Presidente francês encontrou-se com o seu homólogo egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi, no Palácio do Eliseu.

Ursula von der Leyen não cumpre quarentena

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, não irá cumprir isolamento profilático, apesar de se ter encontrado com o Presidente francês no início da semana.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, depois de se ter ficado a saber que Emmanuel Macron está infetado com o novo coronavírus.

Von der Leyen “não pretende ficar de quarentena”, afirmou a porta-voz do executivo comunitário, explicando que a decisão segue as orientações das autoridades francesas.

Pelo contrário, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, decidiu cumprir o isolamento profilático. Michel e Macron estiveram juntos na passada segunda-feira, dia 14.

O presidente do Conselho Europeu “foi informado pelas autoridades francesas de que não é considerado como um contacto próximo”, mas, “por uma questão de precaução, entrará em isolamento profilático”, informa o porta-voz, Barend Leyts.

Charles Michel “deslocou-se a Paris na segunda-feira para o 60.º aniversário da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico] e para uma reunião com Emmanuel Macron no Eliseu”, contextualiza.

Fontes europeias acrescentaram que o encontro de Michel com Macron, na segunda-feira à noite, é considerado como “potencial risco de contágio”. Ainda assim, Barend Leyts adianta que Charles Michel “é testado regularmente e o seu resultado na terça-feira foi negativo”.

Quanto ao eventual perigo que possa ter representado a cimeira de líderes europeus, no final da semana passada, em Bruxelas, as mesmas fontes do Conselho Europeu referem que “foram respeitadas as medidas sanitárias e não houve conhecimento de nenhum participante ou membro da comitiva presente que tenha testado positivo”.

Por agora, Charles Michel ficará em isolamento, mas continuará a “trabalhar de casa”, adiantaram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+