Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

OMS alerta para terceira vaga na Europa e pede uso de máscaras no Natal

16 dez, 2020 - 11:45 • Lusa

Vários países europeus estão a voltar atrás e a aplicar restrições à população para a quadra festiva que se aproxima.

A+ / A-

Veja também:


A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para o risco de uma terceira vaga da pandemia da Covid-19 na Europa em 2021, recomendando o uso de máscaras durante reuniões familiares no Natal.

"Os encontros devem ser em espaços exteriores, se possível, e os participantes devem usar máscaras e manter a distância física. Em espaços interiores, deve limitar-se o tamanho dos grupos e assegurar boa ventilação para reduzir o risco de exposição [ao novo coronavírus], recomendou o departamento europeu da agência das Nações Unidas em comunicado.

Alerta ainda que "apesar de um progresso frágil" na contenção de novas infeções, "a transmissão da Covid-19 continua ampla e intensamente e há um grande risco de uma nova vaga nas primeiras semanas e meses de 2021".

Reino Unido, Itália, Países Baixos, Alemanha e França são algumas das nações que recentemente anunciaram um endurecimento das regras para o período festivo. Algumas das medidas possuem carácter imediato, enquanto outras vão ser aplicadas apenas durante as festas.

A presidente da Comissão Europeia exortou a União Europeia a iniciar "tão cedo quanto possível" uma campanha de vacinação contra a Covid-19, a arrancar em simultâneo nos 27 Estados-membros, para assegurar a erradicação do "vírus horrível".

Na passada semana, António costa revelou que a vacinação em Portugal pode arrancar a 5 de janeiro. A data foi revelada pelo Primeiro-mistro no final da cimeira dos chefes de Estado e de Governo, que decorreu em Bruxelas.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.621.397 mortos resultantes de mais de 72,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Na Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se na Itália (65.857 mortos, mais de 1,8 milhões de casos), seguindo-se Reino Unido (64.908 mortos, mais de 1,8 milhões de casos), França (59.079 mortos, mais de 2,3 milhões de casos) e Espanha (48.401 mortos, mais de 1,7 milhões de casos).

Em Portugal, morreram 5.733 pessoas dos 353.576 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    16 dez, 2020 Funchal 13:55
    Obrigado oms pelo conselho, usar máscara agora é importante, no princípio da pandemia não era importante. Interessante esta oms, parecem aqueles que dizem que vai chover no inverno, logo usem chapéu de chuva...enfim, dali não sai nada de jeito. Será que já sabem a origem do vírus?
  • Petervlg
    16 dez, 2020 Trofa 12:24
    A terceira vaga, só acontece pela inoperância do governo, pelo facilitar das medidas, que não deviam ser facilitadas

Destaques V+