Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Holanda entra em confinamento por cinco semanas, mas com intervalo no Natal

15 dez, 2020 - 13:19 • Marta Grosso com Reuters

“Quanto menos contatos tivermos, melhor. Temos que fazer de tudo para chegar a bom porto. E sim, isto vai melhorar”, afirmou o primeiro-ministro numa declaração à população. A Holanda conta mais de 600 mil casos de Covid-19 e 10 mil mortes desde o início da pandemia.

A+ / A-

A Holanda iniciou, nesta terça-feira, um segundo confinamento que vai durar até dia 19 de janeiro, mas que será aligeirado no Natal.

Todas as escolas e lojas estão fechadas durante, pelo menos, cinco semanas, bem como todos os locais públicos, incluindo creches, academias, museus, zoológicos, cinemas, cabeleireiros e salões de beleza. As escolas começam a abrir um dia antes.

Supermercados, bancos e farmácias poderão permanecer abertos.

"A Holanda está a fechar", afirmou o primeiro-ministro numa comunicação ao país, enquanto, do lado de fora do seu escritório, em Haia, manifestantes batiam tachos e panelas em protesto contra as medidas.

“Percebemos a gravidade de nossas decisões, pouco antes do Natal”, disse Mark Rutte na segunda-feira.

As medidas, detalhadas num raro discurso direto na televisão, incluem limitar as reuniões a não mais que duas pessoas, incluindo em casa. No Natal, serão permitidos três visitantes adultos em cada casa.


As pessoas foram ainda aconselhadas a ficar em casa, a não se deslocar para o trabalho e a evitar o mais possível o contacto com outras pessoas.

“Quanto menos contatos tivermos, melhor. Temos que fazer de tudo para chegar a bom porto. E sim, vai melhorar”, garantiu.

“A realidade é que não estamos a lidar com uma gripe inocente, como acreditam alguns dos que protestam lá fora, mas com um vírus que pode atingir qualquer pessoa”, sublinhou.

O primeiro-ministro apelou ainda à população que adie viagens internacionais não essenciais até 15 de março.

Apesar das restrições, os bairros comerciais da Holanda têm estado lotados de gente, após as comemorações de 5 de dezembro para a entrega de presentes, para assinalar o aniversário de São Nicolau.


Entre domingo e segunda-feira, a Holanda registou perto de 8.500 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Isto, depois de um aumento de quase 10.000 infeções no dia anterior, a maior subida em mais de seis semanas.

Desde o início da pandemia, o país conta mais de 600 mil casos e 10 mil mortes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+