Tempo
|
A+ / A-

Boko Haram reivindica rapto de centenas de estudantes na Nigéria

15 dez, 2020 - 07:59 • Lusa

"Sou Abubakar Shekau e os nossos irmãos organizaram o rapto em Katsina". O grupo extremista também é responsável pelo rapto de 276 raparigas, em Chibok, em 2014.

A+ / A-
Ataque armado a escola na Nigéria. "Disseram que iam matar todos os que tentassem fugir"
Ataque armado a escola na Nigéria. "Disseram que iam matar todos os que tentassem fugir"

O líder do grupo extremista Boko Haram, Abubakar Shekau, reivindicou, esta terça-feira, o rapto de centenas de estudantes de um liceu no noroeste da Nigéria, na madrugada de sábado.

"Sou Abubakar Shekau e os nossos irmãos organizaram o rapto em Katsina", anunciou o líder, também responsável pelo rapto de 276 raparigas, em Chibok, em 2014, desencadeando uma onda de indignação mundial.

Pelo menos 333 adolescentes continuam dados como desaparecidos desde o ataque ao liceu, no estado de Katsina, no noroeste da Nigéria, a centenas de quilómetros de distância do território do Boko Haram, que opera habitualmente no nordeste do país, em torno do lago Tchad.

Mais de uma centena de homens armados em motorizadas atacaram, na madrugada de sábado, a escola rural situada na localidade de Kankara, levando centenas de adolescentes a fugir.

Inicialmente, o rapto tinha sido atribuído a grupos armados, denominados "bandidos", que aterrorizam as populações nesta região instável onde os sequestros com resgate se tornaram correntes.

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, condenou o ataque e ordenou o reforço da segurança em todas as escolas. No estado de Katsina, os estabelecimentos escolares foram fechados.

Na segunda-feira, o exército indicou ter localizado "o covil dos bandidos", acrescentando que uma operação militar estava em curso.

A segurança deteriorou-se fortemente no norte da Nigéria desde a eleição de Buhari, em 2015, que anunciou a luta contra o Boko Haram como prioridade do mandato.

Cerca de 400 estudantes raptados de escola secundária na Nigéria
Cerca de 400 estudantes raptados de escola secundária na Nigéria
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+