Tempo
|
A+ / A-

Presidenciais EUA

Após voto no Colégio Eleitoral, líder da maioria republicana no Senado admite vitória de Biden

15 dez, 2020 - 16:22 • Lusa

Esta semana, vários outras figuras relevantes do Partido Republicano começaram a admitir a vitória de Biden - depois de várias semanas de silêncio sobre o resultado das eleições presidenciais e a derrota de Donald Trump.

A+ / A-

O líder da maioria republicana no Senado dos EUA, Mitch McConnell, deu esta terça-feira os parabéns ao candidato democrata e vencedor das presidenciais, Joe Biden, chamando-o de Presidente eleito e dizendo que o Colégio Eleitoral “falou”.

A declaração do líder republicano num discurso no Senado encerra semanas de silêncio entre os apoiantes do Presidente cessante Donald Trump sobre a sua derrota, um dia depois de o Colégio Eleitoral se ter reunido para ratificar a vitória do candidato democrata nas eleições de 3 de novembro.

“Muitos de nós esperávamos que a eleição presidencial produzisse um resultado diferente. Mas o nosso sistema político tem os seus processos para determinar quem será empossado em 20 de janeiro. O Colégio Eleitoral falou”, disse McConnell.

Nos minutos antes de dar os parabéns a Biden, McConnell aproveitou para elogiar os quatro anos de mandato de Trump, dizendo que a sua equipa governamental merece os agradecimentos de todos os norte-americanos.

Esta semana, vários outras figuras relevantes do Partido Republicano começaram a admitir a vitória de Biden - depois de várias semanas de silêncio sobre o resultado das eleições presidenciais, cujo resultado Donald Trump ainda contesta, falando em “fraude eleitoral” – e assumindo a transição de poder.

“Em algum momento, temos de enfrentar a música”, disse John Thune, senador republicano pelo Dakota do Sul, explicando que “é hora de todos seguirmos em frente”.

Também o senador republicano Roy Blunt, do Missouri, presidente da comissão inaugural, disse que a sua equipa no Congresso passar a tratar Biden como Presidente eleito, até à tomada de posse.

Estas declarações contrastam com o silêncio dos republicanos até agora ou mesmo com declarações em sentido contrário, quando muitos apoiantes de Trump se recusavam a assumir a vitória de Biden, alinhando com as acusações de “fraude eleitoral” evocadas pelo Presidente cessante.

O Congresso reunirá no dia 06 de janeiro para validar a contagem de votos do Colégio Eleitoral, que reuniu na segunda-feira e deu a vitória a Biden, que reuniu o apoio de 306 delegados contra 232 de Trump.

Joe Biden tomará posse como 46º Presidente dos EUA no dia 20 de janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+