Tempo
|
A+ / A-

França

Macron anuncia referendo para inscrever luta contra alterações climáticas na Constituição

14 dez, 2020 - 21:01 • Lusa

Reforma constitucional num artigo será submetida a referendo, tendo depois de ser aprovada pela Assembleia Nacional e pelo Senado, anunciou o Presidente francês.

A+ / A-

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta segunda-feira que vai convocar um referendo para integrar a defesa do clima e a preservação do ambiente na Constituição.

Dirigindo-se aos membros da Convenção dos Cidadãos pelo Clima, Macron precisou que essa reforma terá de ser aprovada pela Assembleia Nacional e pelo Senado.

“Será uma reforma constitucional num artigo, que deverá passar primeiro pela Assembleia Nacional e, depois, no Senado […] em termos idênticos. Até lá, será submetida a um referendo”, declarou o Presidente francês.

A concretizar-se, o referendo será o primeiro a realizar-se em França desde 2005, então relacionado com a Constituição europeia, em que o “não” saiu vitorioso.

O recurso ao referendo para “introduzir as noções de biodiversidade, de ambiente, de luta contra o aquecimento global” no artigo 1.º da Constituição faz parte das 149 propostas feitas pelos 150 membros da convenção.

A 14 de julho passado, Macron indicou que desejava inscrever “o mais rapidamente possível” a luta contra as alterações climáticas na Constituição, o que constituirá “um grande passo”.

Por outro lado, o chefe do Estado francês confirmou ter rejeitado o pedido de reformulação do preâmbulo da Constituição para “colocar o ambiente acima dos outros valores fundamentais”.

Sob a V República Francesa, os referendos são convocados por iniciativa do Presidente da República, sob proposta do Governo ou do Parlamento.

Para as questões de interesse nacional, o procedimento é regido por dois artigos da Constituição: Artigo 11.º - para aprovar um projeto de lei - e Artigo 89.º - para rever a Constituição.

O artigo 89.º exige que a proposta de revisão seja votada pelas duas assembleias (Parlamento e Senado) em termos idênticos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+