Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

NASA apresenta astronautas para regresso à Lua

10 dez, 2020 - 20:56 • Sofia Freitas Moreira

Saiba quem são os 18 astronautas, nove mulheres e nove homens, escolhidos pela NASA para o regresso à Lua em 2024. O governo norte-americano apresentou-os como “os heróis do futuro”.

A+ / A-

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, anunciou, na quarta-feira, os 18 astronautas que vão viajar para a Lua, sob a missão Artemis. Cinco décadas depois do primeiro passo em solo lunar, a equipa apresenta vários veteranos do espaço, mas há caras novas.

"Meus companheiros americanos, apresento-vos os heróis do futuro que nos levarão de volta à Lua e mais além", afirmou Mike Pence durante o evento na Florida.

Pela primeira vez, há mulheres entre o próximo grupo a caminhar na superfície lunar.

A missão Artemis, irmã gémea de Apolo e deusa da caça e da Lua na mitologia greco-romana, está prevista para 2024.

A NASA disse que vai precisar da colaboração de vários países para construir uma pequena estação na órbita da Lua, a partir de 2023.

"Artemis será o programa internacional de exploração espacial mais vasto e diverso da História", afirmou o administrador da NASA, Jim Bridenstine, também presente no evento.

Christina Koch, que detém o recorde de tempo no espaço para uma mulher, Stephanie Wilson, que esteve no espaço três vezes num vaivém da NASA, e Victor Glover, que esteve na Estação Espacial Internacional a bordo do SpaceX Crew Dragon, são alguns dos astronautas que integram este grupo.

De acordo com Bridenstine, este é apenas o primeiro grupo de astronautas selecionado. “Quero ser claro, haverá mais”, garantiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+