Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Reino Unido começa vacinação. Mulher de 90 anos foi a primeira

08 dez, 2020 - 08:38 • Cristina Nascimento com Lusa

Margaret Keenan faz 91 anos na próxima semana e diz que vacina foi uma "prenda de anos antecipada". Numa primeira fase, estarão disponíveis 800 mil doses.

A+ / A-
Reino Unido. Mulher de 90 anos foi a primeira pessoa no mundo a receber vacina da Pfizer/BioNTech
Reino Unido. Mulher de 90 anos foi a primeira pessoa no mundo a receber vacina da Pfizer/BioNTech

Veja também:


O Reino Unido inicia esta terça-feira a vacinação da população contra a doença Covid-19. A primeira pessoa a receber esta vacina foi uma mulher de 90 anos.

Margaret Keenan, que faz 91 anos na próxima semana, recebeu a dose quando eram 6h31 no hospital local de Coventry, no centro de Inglaterra. "É uma prenda de anos antecipada", disse.

Segundo o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, o arranque da campanha trata-se de um “momento histórico", tendo-se referido à data como o "Dia V" [uma referência ao Dia da Vitória da II Guerra Mundial].

País europeu mais afetado pela crise pandémica (com mais de 61 mil mortos e mais de 1,7 milhões de casos de infeção), o Reino Unido é o primeiro país no mundo a ter autorizado a utilização da vacina anti-covid-19 desenvolvida pelo grupo farmacêutico norte-americano Pfizer e pela empresa alemã BioNTech e será o primeiro país ocidental a iniciar a sua campanha de vacinação.

Num comunicado divulgado no fim de semana, Matt Hancock precisou que os primeiros grupos que irão receber a vacina serão “os mais vulneráveis e aqueles com mais de 80 anos”, bem como os funcionários de lares e residências seniores e do serviço de saúde público britânico (NHS, na sigla em inglês).

As especificidades da vacina Pfizer/BioNTech, que necessita de uma conservação a 70 graus negativos, representam um desafio logístico, salientaram as autoridades sanitárias britânicas, que indicaram que as doses têm de ser transportadas por uma empresa especializada e que o respetivo descongelamento demora várias horas.

O Reino Unido encomendou 40 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech, o que permite proteger 20 milhões de pessoas, uma vez que esta vacina se administra com duas doses.

Numa primeira fase, estarão disponíveis 800.000 doses no Reino Unido.

Apesar da rapidez com que o regulador britânico aprovou a vacina Pfizer/BioNTech, a diretora-executiva do organismo, June Raine, reiterou que "os mais elevados padrões” internacionais foram aplicados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Rodrigues
    08 dez, 2020 Almada 16:46
    Para experimentar está bem assim com 90 anos já está com os pés para a cova se morrer não faz mal

Destaques V+