Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Redes Sociais

Coronavírus e Black Lives Matter foram os temas mais comentados no Twitter em 2020

08 dez, 2020 - 00:15 • Lusa

Em comunicado, o Twitter revela que #Covid-19 e suas variantes “foram utilizadas cerca de 400 milhões de vezes em todo o mundo”. O movimento #BlackLivesmatter foi o segundo tema com mais comentários naquela rede social.

A+ / A-

O novo coronavírus e o movimento “Black lives matter” foram os temas mais comentados no Twitter em 2020, de acordo com uma listagem divulgada esta segunda-feira por aquela rede social.

A ‘hashtag’ #Covid-19 e suas variantes “foram utilizadas cerca de 400 milhões de vezes em todo o mundo”, tornando a pandemia, “sem surpresa”, no evento mais significativo do ano, referiu o Twitter em comunicado.

A segunda palavra-chave mais utilizada em todo o mundo foi #BlackLivesmatter, relacionada com o movimento norte-americano com o mesmo nome que denuncia a violência policial contra afro-americanos.

O movimento expandiu-se nas redes sociais nos Estados Unidos e por todo o mundo após a morte de George Floyd, um afro-americano de 46 anos que morreu sufocado por um polícia durante a sua detenção.

“Os assuntos políticos e sociais tiveram um reflexo importante na plataforma”, referiu o Twitter, que notou também uma forte mobilização em torno da hashtag #UighursLivesMatter, sem revelar números, que foi “particularmente retransmitida” para manifestar o apoio aos uigures, na China.

Quanto à metodologia na elaboração da lista, a rede social norte-americana indica que não considerou “conteúdo que oferece recompensas em troca de assinaturas, ‘retweets’ ou ‘gostos’”.

A nível mundial, o 'tweet' mais partilhado e também o que obteve mais ‘gostos’ desde a criação desta rede social foi o publicado pela conta do ator norte-americano Chadwick Boseman a anunciar a sua morte, vítima de cancro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+