Tempo
|
A+ / A-

Margrethe Vestager: ​Europa falhou na criação de um mercado único digital

04 dez, 2020 - 18:52 • Manuela Pires

A vice-presidente da Comissão Europeia revelou que, em breve, vão ser publicadas as regras do mercado digital único. Se a Europa conseguir criar gigantes tecnológicas, elas têm de seguir todas as regras e regulação.

A+ / A-

Veja também:


Margrethe Vestager é uma presença garantida em todas as edições da Web Summit. A comissária europeia responsável pela Concorrência eébem conhecida de todos por ter aplicado multas milionárias às gigantes tecnológicas norte americanas como a Google ou a Amazon.

Na conferência realizada no palco central da Web Summit, este ano em versão exclusivamente online, a comissária garantiu que “a Europa falhou em disponibilizar um mercado único digital”.

Quanto à possibilidade de a Europa poder criar no futuro gigantes digitais, a comissária diz que, se isso acontecer, "os europeus têm direito a ter acesso a serviços digitais" que ajam de acordo com todas as regras e regulação.

"Não é a espezinhar outros que nos tornamos grandes", finalizou a vice-presidente da Comissão Europeia.

Antes da sessão, na conferência de imprensa realizada ao início da tarde, Margrethe Vestager explicava que, ainda este mês, vai ser apresentada a Lei dos Serviços Digitais “essencial e necessária há muito tempo”.


Web Summit. Portugal pode receber um centro de excelência da inteligência artificial?
Web Summit. Portugal pode receber um centro de excelência da inteligência artificial?

“A informação ilegal é um dos pontos a ter em conta na lei dos serviços digitais para obrigar as plataformas a terem um sistema que apague essas informações porque queremos que as pessoas sintam que o mundo digital e o mundo real são dois lados de mesmo mundo, porque já não faz sentido falarmos em dois mundos, é assim que vivemos”, referiu Margrethe Vestager.

A vice-presidente da Comissão Europeia revelou, ainda, que no próximo ano a comissão vai trabalhar num conjunto de ferramentas que permitam proteger os direitos humanos com “uma melhor utilização da tecnologia”.

Margrethe Vestager deu o exemplo de uma entrevista de trabalho feita à distância. “Como é que podemos garantir que não há discriminação de género ou raça”, disse a comissária europeia.

Na conferência de imprensa ao início da tarde, a comissária europeia revelou que esta semana já entrou em contacto com Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para perceber como a União Europeia pode colaborar com Washington.

Margrethe Vestager lembrou que "os Estados Unidos e a União Europeia representam um terço do PIB global", e que seria uma vantagem que os dois blocos pudessem partilhar uma visão comum em vários temas ligados ao mercado digital, nomeadamente na privacidade.

Questionada sobre as expectativas para a presidência portuguesa do Conselho, a vice-presidente da comissão diz ter “expectativas elevadas” nas matérias do digital até porque é uma das prioridades do Governo de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+