Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Vacina Covid

Bruxelas antevê autorização até ao fim do ano e quer planos de vacinação prontos

02 dez, 2020 - 23:46 • Cristina Nascimento

Comissária da Saúde esteve na edição deste ano da Web Summit, oportunidade para defender também uma União Europeia da Saúde como forma de melhor responder a crises futuras.

A+ / A-

Todas as notícias sobre a Web Summit


A comissária Europeia da Saúde, Stella Kyriakides, prevê que haja uma autorização para a vacina contra a Covid-19 até ao fim do ano e insiste na importância dos planos de vacinação de cada país.

“Estou otimista”, afirma Kyriakides, na Web Summit, adiantando depois que, uma vez feito o pedido, a autorização para as vacinas contra a Covid-19 deve surgir “até ao fim do ano”.

Nesta conferência, a comissária lembrou, no entanto, que, nesta altura, é essencial os países estarem preparados para a campanha de vacinação de decorrerá.

“É tão importante perceber que não é a vacina que salva vidas, é a vacinação”, esclarece, lembrando que, em outubro pediram “aos Estados Membros para, em conjunto com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, desenhar a estratégia de vacinação, ou seja, a logística, a infraestrutura, o armazenamento, o transporte, quem vão ser os primeiros a receber a vacina”.

“Todos fizeram parte disto e até ao fim da semana vamos ver como estão esses planos. Isto é essencial”, destaca.

Kyriakides disse ainda que alguma normalidade só pode ser retomada quando 65 a 70% da população europeia estiver vacinada. Até lá, as cautelas têm de ser mantidas e reconheceu que o Natal terá de ser cheio de cautelas.

“Compreendo que todos queiram celebrar o Natal. Mas nada em 2020 foi igual. 2020 foi ano em que tudo mudou”, antevendo assim “um Natal diferente em todos os países”.

A comissária Europeia da Saúde defendeu ainda a criação de uma União Europeia da Saúde como forma de se conseguir uma resposta cada vez melhor em situações semelhantes futuras.

“Ninguém pode dizer que não enfrentaremos outra crise de saúde”, afirmou, lembrando que a melhor resposta e a mais solidária é a que se der em conjunto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+