Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Investigação

Johnson & Johnson. Reino Unido inicia ensaio clínico de vacina a larga escala

16 nov, 2020 - 10:55 • Redação

Os primeiros resultados podem ser divulgados dentro de seis a nove meses. O objetivo é recrutar até 30 mil voluntários de seis países.

A+ / A-

Veja também:


O Reino Unido iniciou, esta segunda-feira, o recrutamento de seis mil voluntários para um dos maiores ensaios clínicos da vacina experimental desenvolvida pela farmacêutica Janssen, da Johnson & Johnson.

O ensaio terá a duração de 12 meses e a empresa pretende ainda recrutar até 30 mil voluntários em seis países. Metade das pessoas vai receber duas doses da vacina, com cerca de dois meses de intervalo entre as dosagens.

Segundo a BBC, os primeiros resultados do ensaio poderão estar disponíveis dentro de seis a nove meses.

A vacina da farmacêutica Janssen utiliza um vírus da constipação comum geneticamente modificado com uma proteína da Covid-19, de forma a desencadear uma reação do sistema imunitário, treinando-o a combater o novo coronavírus.

Este não é o primeiro ensaio da farmacêutica britânica. No primeiro, que também foi de grande escala, os voluntários receberam apenas uma dose da vacina. O objetivo das duas doses é testar se esta forma fornece uma imunidade mais prolongada e resistente.

A notícia surge uma semana depois de a farmacêutica norte-americana Pfizer ter anunciado que a sua vacina oferece uma eficácia superior a 90%.

"É um grande dia para a humanidade". Pfizer anuncia vacina com eficácia superior a 90%
"É um grande dia para a humanidade". Pfizer anuncia vacina com eficácia superior a 90%

Na altura, cientistas independentes alertaram para o perigo da divulgação de resultados iniciais, antes da recolha final dos dados de segurança e eficácia de longo prazo.

Ainda assim, este avanço torna a Pfizer a primeira empresa a anunciar resultados positivos de um teste de vacina na fase final, ocupando o primeiro lugar numa corrida mundial que começou em janeiro e avançou a uma velocidade recorde. Onze vacinas estão na fase final do ensaio clínico.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+