Tempo
|
A+ / A-

Ambiente

Ártico às parcelas. Trump abre refúgio de vida selvagem no Alasca à indústria petrolífera

16 nov, 2020 - 20:09 • Redação com Lusa

A concessão de licenças está programada para acontecer um pouco antes de 20 de janeiro, dia em que Joe Biden toma posse como 46.º Presidente dos EUA após ter derrotado Trump nas eleições deste mês.

A+ / A-

O Governo de Donald Trump anunciou esta segunda-feira a abertura de um processo para outorgar concessões de petróleo e gás no refúgio ártico do estado do Alasca, apesar de abandonar a presidência em janeiro, após ter sido derrotado pelo democrata Joe Biden nas eleições deste mês.

A concessão de licenças está programada para acontecer um pouco antes de 20 de janeiro, data da tomada de posse de Biden, vencedor das eleições presidenciais, que é contra a abertura do Refúgio Nacional da Vida Selvagem do Ártico, no Alasca, à exploração de petróleo.

Através do Registo Federal, o Escritório de Administração de Terras pediu às empresas para identificarem os lugares de interesse para a prospeção e possível exploração de hidrocarbonetos nos cerca de 6 mil quilómetros quadrados do refúgio, ao largo da costa do oceano glaciar Ártico.

Em agosto, a administração Trump tinha anunciado a aprovação de um plano para abrir o Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico para a prospeção e exploração de petróleo, apesar da oposição de organizações ambientais.

Embora o Congresso tenha designado a faixa costeira da reserva no nordeste do Alasca para potencial exploração de petróleo em 1980, o Refúgio do Ártico está fora dos limites para perfuração, apesar dos esforços de quatro décadas dos republicanos para abri-lo às empresas petrolíferas.

O referido plano previa que a primeira licitação de concessões acontecesse a 22 de dezembro de 2021, pelo que o anúncio do Governo significa acelerar esse processo antes de entregar o poder à equipa de Biden, que se opõe ao projeto.

O refúgio de vida selvagem é o habitat de espécies como os ursos polares ou as renas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+