Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Vacina Coronavac. Voluntário brasileiro morreu por intoxicação de medicamentos e álcool

13 nov, 2020 - 08:20 • Marta Grosso

O homem tinha 33 anos e morreu a 29 de outubro, obrigando à suspensão dos ensaios. Autoridades brasileiras divulgam agora a causa da morte.

A+ / A-

O Instituto Médico Legal e o Instituto de Criminalística do Brasil concluíram que o voluntário que participava nos ensaios clínicos da vacina Coronavac morreu na sequência de uma intoxicação por agentes químicos.

Os especialistas detetaram a presença de opióides, sedativos e álcool no sangue da vítima.

A informação foi confirmada à imprensa brasileira pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), acrescentando que os relatórios "dos institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML) do referido caso foram concluídos e encaminhados à autoridade policial do bairro de Jaguaré”.

Na sequência desta morte, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender os testes na segunda-feira, tendo retomado na quarta-feira de manhã, com indicação do órgão regulador do Brasil.

"A Anvisa informa que acaba de autorizar a retomada do estudo clínico relacionado à vacina Coronavac, que tem como patrocinador o Instituto Butantan", de São Paulo, indicou o órgão brasileiro em comunicado.

"Após avaliar os novos dados apresentados pelo patrocinador depois da suspensão do estudo, a Anvisa entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso, para que seja definida a possível relação de causalidade entre o evento adverso grave inesperado e a vacina", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+