Tempo
|
A+ / A-

Conflito em Cabo Delgado

Ataques em Moçambique. Marcelo expressa solidariedade e disponibiliza apoio

13 nov, 2020 - 18:44 • Lusa

Presidente da República enviou mensagem ao homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, após notícias de novo massacre na província de Cabo Delgado.

A+ / A-

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou esta sexta-feira uma mensagem de solidariedade ao Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, face às notícias de violência em Cabo Delgado, e afirmou que Portugal está disponível para apoiar Moçambique.

"Foi com grande consternação que tomei conhecimento do bárbaro massacre perpetrado por grupos armados na aldeia de Muatide, na província de Cabo Delgado. Neste momento de dor, os meus pensamentos estão com as vítimas, os seus familiares e todos aqueles que sofrem com esta terrível situação", lê-se na mensagem, divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

Em seu nome e em nome do povo português, Marcelo Rebelo de Sousa transmite a Filipe Nyusi "fraterna solidariedade e compaixão, reiterando a disponibilidade de Portugal para apoiar Moçambique, incluindo nos quadros internacional e regional, nos esforços para pôr fim a este flagelo".

A Conferência Episcopal de Moçambique classificou hoje como "crítica" e "muito instável" a situação no distrito de Muidumbe, Cabo Delgado, de onde emergiram há uma semana relatos de assassinatos que incluem decapitações.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, comentou os "recentes relatos de massacres perpetrados por grupos armados não estatais em várias aldeias na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, incluindo a decapitação e rapto de mulheres e crianças", declarando-se "chocado".

A violência armada nesta região de Moçambique já fez cerca de 2.000 mortes e 435.000 pessoas deslocadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+