Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Eleições nos EUA. Diretor da secção de crimes eleitorais demite-se

10 nov, 2020 - 11:13 • Cristina Nascimento com agências

Saída de Pilger surge depois do procurador-geral dos Estados Unidos ter autorizado os procuradores federais a avaliarem possíveis irregularidades na contagem dos votos.

A+ / A-

O diretor da secção de crimes eleitorais do Departamento da Justiça norte-americano, Richard Pilger, demitiu-se na segunda-feira, em protesto contra a decisão do procurador-geral dos Estados Unidos William Barr que autorizou os procuradores federais a avaliarem possíveis irregularidades na contagem dos votos.

A notícia é avançada pela agência Reuters que cita um email do próprio Pilger enviado para os seus colaboradores.

Donald Trump ainda não assumiu a derrota nas eleições e continua a acusar os democratas de fraude eleitoral, apesar de não apresentar provas que fundamentem a acusação.

Com a autorização de Barr, podem avançar as investigações ao ato eleitoral. Se não existisse essa autorização, as operações de investigação só poderiam acontecer depois da eleição estar certificada, o que só deve acontecer em dezembro.

As eleições presidenciais realizaram-se a 3 de novembro. A contagem de votos prolongou-se por vários dias e só no sábado foi possível determina a vitória de Biden.

Nesta altura, os resultados finais da votação ainda não são conhecidos, uma vez que alguns estados ainda estão a processar os resultados. No entanto, Biden já conseguiu garantir 279 votos do Colégio Eleitoral e Trump apenas 214.

A tomada de posse de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos está marcada para 20 de janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António J G Costa
    10 nov, 2020 Cacém 16:59
    "O espaço que se segue é da excusiva responsabilidade dos intervenientes". Bem a mensagem anterior parece merecer tábua rasa dos apoiantes de Biden nas TVs. A fazer fé nestas pessoas o presidente Trump não tem o direito de falar. Num estilo que tornaria o presidente Lukashenko orgulhoso, vi o presidente Trump ou o seu porta-voz ser impedido de expressar os seus pontos de vista. Serão estes donos das TVs também donos exclusivos da Verdade? Como a "Pravda" nos tempos de Estaline?
  • João Lopes
    10 nov, 2020 Viseu 12:49
    Pelas notícias que chegam fica-se com a ideia de que houve "chapeladas" na contagem dos votos. Há que verificar. Porque os "viandantes" das trevas andam por todo o lado e enganam as pessoas normais e de boa-fé! É de desconfiar a pressa com que Biden quis proclamar-se Presidente dos EUA...

Destaques V+