Tempo
|
A+ / A-

Estados Unidos

Obama saúda “vitória histórica e decisiva” de Biden

07 nov, 2020 - 19:00 • Redação com Lusa

Ainda se contam os votos das presidenciais norte-americanas, mas Joe Biden já conseguiu, pelo menos, 273 grandes eleitores.

A+ / A-

O antigo Presidente dos Estados Unidos Barack Obama saúda a vitória histórica nas eleições presidenciais do seu “amigo” e antigo vice-presidente Joe Biden, considerando que tem "desafios extraordinários" pela frente.

"Nestas eleições, em circunstâncias nunca experimentadas, os americanos foram votar em números nunca vistos. E uma vez contados todos os votos, o Presidente-eleito [Joe] Biden e a vice-presidente-eleita [Kamala] Harris terão ganho uma vitória histórica e decisiva", pode ler-se numa declaração de Obama publicada na rede social Twitter.

O antigo Presidente democrata (2008-2016) disse não poder "estar mais orgulhoso por congratular" Joe Biden e a próxima primeira-dama, Jill Biden, bem como "Kamala Harris e Doug Emhoff pela eleição inédita" da senadora como vice-presidente, sendo a primeira mulher negra e asiática-americana no cargo.

"Quando ele [Joe Biden] entrar na Casa Branca em janeiro, vai encontrar uma série de desafios extraordinários que nenhum recém-chegado Presidente encontrou - uma pandemia feroz, uma economia e um sistema de justiça desigual, uma democracia em risco e um clima em perigo", pode ler-se na declaração.

Obama está confiante de que Joe Biden irá desempenhar funções "com o interesse de todos os americanos em mente, quer tenham votado nele ou não", encorajando a população a "dar-lhe uma chance e emprestar-lhe o seu apoio".

"Os resultados das eleições mostram a todos os níveis que o país permanece profundamente e amargamente dividido. Caberá não só ao Joe e à Kamala, mas a cada um de nós, fazermos a nossa parte - sair da nossa zona de conforto, ouvir os outros, baixar a temperatura e encontrar caminhos comuns para seguir em frente", declarou Obama na sua mensagem por escrito.

Barack Obama termina a sua mensagem afirmando que a democracia dos Estados Unidos "precisa de todos mais do que nunca".

O candidato democrata Joe Biden foi, este sábado, anunciado como vencedor das eleições presidenciais de 3 de novembro segundo projeções dos média norte-americanos.

A contagem de votos ainda continua, mas Biden já confirmou, pelo menos, 273 grandes eleitores e vai ser o 46.º Presidente dos Estados Unidos. Para a eleição são necessários 270.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+