Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha

Juan Carlos enfrenta nova investigação do Supremo Tribunal espanhol

06 nov, 2020 - 14:32 • Reuters com redação

Em agosto, o rei emérito de Espanha abandonou o país em direção aos Emirados Árabes Unidos, onde se emcontra exilado.

A+ / A-

Os procuradores do Supremo Tribunal de Espanha anunciaram esta sexta-feira que abriram uma nova investigação preliminar aos negócios do rei emérito Juan Carlos, na sequência de um relatório da agência nacional de combate à lavagem de dinheiro.

O ex-monarca, que deixou Espanha e foi para os Emirados Árabes Unidos no meio de um intenso escândalo em agosto deste ano, já estava sob investigação preliminar devido a um contrato para um comboio de alta velocidade na Arábia Saudita.

O monarca, pai do atual rei de Espanha, terá recebido uma doação de 65 milhões de euros da monarquia saudita na sequência da sua intervenção no negócio, segundo a imprensa.

A procuradoria não adiantou, para já, mais detalhes sobre a nova investigação. Os porta-vozes da Casa Real e do rei Juan Carlos também não comentaram.

Já na terça-feira, a procuradoria havia anunciado mais uma linha de investigação a Juan Carlos, sem dar detalhes.

O monarca subiu ao trono em 1975 após a morte do general Francisco Franco e era amplamente respeitado por seu papel como comandante do país na transição da ditadura para a democracia.

A popularidade do rei emérito ficou comprometida nos últimos anos devido a uma série de escândalos, o que o levou a renunciar ao cargo em 2014.

O atual rei de Espanha, Felipe VI, anunciou em maio que renuncia a qualquer futura herança a que tenha direito do pai, depois de serem reveladas supostas irregularidades financeiras envolvendo o ex-monarca.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+