Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidenciais EUA

Com 1.500 votos a separar Biden de Trump na Geórgia, recontagem deverá avançar

06 nov, 2020 - 16:27 • Reuters

Com mais de 98% dos votos contabilizados, os dois candidatos estão empatados em 49.4%: ao início da tarde em Lisboa, Biden seguia à frente de Trump com mais 1.579 votos no estado, mas há alguns milhares ainda por contar.

A+ / A-

O secretário de Estado da Geórgia disse esta sexta-feira que antecipa uma recontagem de votos no estado dada a pequena margem que separa neste momento o democrata Joe Biden do Presidente republicano, Donald Trum.

Com mais de 98% dos votos contabilizados, os dois candidatos estão empatados em 49.4%: ao início da tarde de hoje em Lisboa, Biden seguia à frente com mais 1.579 votos que o rival.

"Com uma margem tão pequena, haverá uma recontagem", indicou aos jornalistas o secretário de Estado, Brad Raffensperger.

À mesma hora, faltavam ainda contabilizar mais de 4 mil votos, para além de outros 9 mil de militares e do estrangeiro, que são aceites até sexta-feira no estado desde que com carimbo postal até 3 de novembro, dia das eleições.

Na Geórgia há duas formas de pedir a recontagem de votos: o candidato derrotado pode pedi-lo se a margem a separá-lo do rival for inferior a 0,5% do total, bastando para isso enviar um pedido escrito ao secretário de Estado. Se a margem for superior, o candidato pode pedir ao secretário de Estado que faça a recontagem alegando "discrepâncias ou erro" na contagem. Nesse caso, a lei estatal define que a decisão cabe ao secretário de Estado.

A par disso, as autoridades de cada condado podem decidir contar novamente os votos nesse condado se acharem que há uma discrepância nos resultados.

Este ano, o estado do sul dos EUA mudou para novas máquinas de votação eletrónica. Depois de o eleitor fazer as suas escolhas no ecrã, a máquina produz um boletim de voto em papel marcado que é diretamente enviado para a máquina que contabiliza o voto.

No caso da votação antecipada, a que centenas de milhares de norte-americanos aderiram este ano, no contexto da pandemia de Covid-19, os votos também são enviados para a mesma máquina de contagem. Se o scanner não conseguir fazer a leitura do boletim, um grupo de funcionários eleitorais de ambos os partidos, democrata e republicano, faz uma revisão para determinar se o voto deve ou não ser contado.

A recontagem de votos, no fundo, passa por repetir esse processo. Historicamente, as recontagens alteram apenas residualmente os resultados. Por esse motivo, antecipa-se que a recontagem na Geórgia não vá ter efeitos no total de votos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    06 nov, 2020 Lisboa 20:04
    A grande "democracia" americana onde um candidato tem 4 milhões de votos a mais que o outro e ainda não foi declarado vencedor!

Destaques V+