Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições nos EUA: Biden é o candidato mais votado de sempre

04 nov, 2020 - 17:43 • Redação, com agências

Candidato democrata bateu o recorde de Barack Obama, mas pode não chegar para ser eleito Presidente dos Estados Unidos.

A+ / A-

Veja também


O democrata Joe Biden já é o candidato a conseguir mais votos na história das eleições presidenciais nos Estados Unidos, mas ser o campeão do voto popular pode não chegar para ser eleito Presidente devido ao sistema eleitoral norte-americano.

De acordo com a Associated Press, o candidato democrata garantiu até agora mais de 69 milhões de votos (69,628.972), numa altura em que a contagem prossegue em vários estados.

Joe Biden bateu o anterior recorde alcançado por Barack Obama, em 2008, que era de 69,498.516 votos.

O Presidente recandidato Donald Trump tinha 67,544.968 votos esta quarta-feira de manhã, mais cinco milhões em relação às eleições de 2016.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, foi ao Twitter questionar a contagem dos votos que lhe retirou vantagem em alguns estados importantes para a eleição, como Wisconsin e Michigan.

“Ontem à noite eu estava na frente, muitas vezes solidamente, em muitos estados-chave, em quase todos os casos os democratas governavam. Então, um por um, eles começaram a desaparecer magicamente, enquanto votos surpresa eram contados. MUITO ESTRANHO, e as especialistas em sondagens erraram completamente de forma histórica”, escreveu Trump.

A publicação de Donald Trump recebeu um alerta da rede social Twitter, por ser questionável e por poder ser enganosa.

No mesmo sentido, a campanha de Trump veio esta quarta-feira afirmar que “votos ilegais” não devem ser contados, caso contrário o caso poderá seguir para os tribunais.

“Se contarmos todos os votos legais, nós ganhamos, o Presidente vence”, declarou Bill Stepien, um responsável da campanha de Trump.

A diretora de campanha de Joe Biden mostra-se otimista e acredita que o candidato democrata está a caminho da vitória.

Em declarações aos jornalistas, Jennifer O'Malley Dillon espera que Biden garante os 270 votos eleitorais ainda esta quarta-feira, numa altura em que ainda se contam votos em oito estados.

A campanha de Biden está confiante e considera que pode conquistar os estados do Michigan, Wisconsin e Pensilvânia.

Jennifer O'Malley Dillon dá a vitória no Wisconsin como certa e também espera ganhar no Nevada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+