Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Itália atinge novo recorde com quase 22 mil novos casos diários

27 out, 2020 - 17:58 • Lusa

No último dia, 221 pessoas morreram de Covid-19, um número que não era observado desde meados de maio e que faz subir o total de mortos em Itália para 37.700.

A+ / A-

Veja também:


A Itália registou 21.994 infeções pelo novo coronavírus e 221 mortes atribuídos à Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde de contágios desde o início da crise sanitária, segundo o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde esta terça-feira.

Este é o maior número de infeções registadas até agora, embora estejam a ser realizados muito mais testes do que no início da epidemia, em fevereiro, com 174.000 desde segunda-feira.

No último dia, 221 pessoas perderam a vida por causa do novo coronavírus, um número que não era observado desde meados de maio e que aumenta o total de óbitos em Itália para 37.700.

No país, 564.778 pessoas já foram infetadas desde o início da crise, a 21 de fevereiro, com o aparecimento dos primeiros casos autóctones.

A situação nos hospitais é particularmente preocupante. Das 255.000 pessoas doentes com Covid-19 em Itália, 15.366 estão hospitalizadas (mais 1.085 do que segunda-feira) e 1.411 requerem cuidados intensivos (mais 127).

De qualquer forma, o diretor de Prevenção do Ministério da Saúde, Gianni Rezza, explicou que apesar da tendência de aumento, a “ocupação das Unidades de Cuidados Intensivos está ainda abaixo do nível de alerta” porque foram reforçadas nos últimos meses.

As regiões mais afetadas continuam a ser a Lombardia, com mais de 5.000 novas infeções desde segunda-feira, a maioria na capital Milão, e Campânia, com cerca de 2.700 casos.

Com estes dados, a Itália, em estado de emergência até 31 de janeiro de 2021, mantém fechados cinemas, teatros e salas de concertos, a educação à distância tem sido promovida e reduziu os horários de funcionamento de bares e restaurantes até às 18:00.

Estas são algumas das medidas decretadas pelo Governo no último domingo, em vigor até 24 de novembro, e que têm gerado protestos no setor da cultura e restauração.

Na segunda-feira à noite, houve fortes motins em cidades como Turim ou Milão, que estão a ser investigados se foram provocados por grupos ultra ou neofascistas.

Também hoje surgiram manifestação nas principais cidades do país: em Nápoles protestaram os taxistas, em Roma os donos de ginásios e centros desportivos, enquanto os empresários de restauração o fizeram em várias partes do país.

O assessor do Ministério da Saúde, Walter Ricciardi, defendeu hoje como “necessário” o confinamento de Milão e Nápoles, principais fontes de contágio.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+