Tempo
|
A+ / A-

Macau impõe quarentena a quem chegue do distrito chinês de Kashgar

26 out, 2020 - 12:31 • Lusa

Com exceção para estas duas localidades, os residentes de Macau que regressem da China precisam apenas de apresentar o certificado de resultado negativo do teste realizado nos últimos sete dias.

A+ / A-

As autoridades de Macau impuseram hoje uma quarentena obrigatória de 14 dias aos residentes do território que tenham estado no distrito de Kashgar, em Xinjiang, província chinesa no noroeste do país.

"A partir das 12h00 de hoje (4h00 em Lisboa), quem entrar em Macau oriundo do distrito de Kashgar, é obrigado a realizar observação médica de isolamento centralizado de 14 dias", disseram as autoridades.

As autoridades de Kashgar confirmaram a existência de 137 casos assintomáticos da doença causada pelo novo coronavírus, relacionados com uma adolescente infetada, e também sem sintomas, detetada no sábado, durante um exame de rotina.

Além de Kashgar, a quarentena é também imposta a quem tenha estado em Qingdao nos 14 dias anteriores à entrada em Macau.

Situada no leste do país, a cidade portuária de Qingdao tinha detetado um dia antes um surto de Covid-19, ao identificar três casos locais assintomáticos relacionados com um hospital de doenças pulmonares, pondo fim a quase dois meses sem casos na China.

Com exceção para estas duas localidades, os residentes de Macau que regressem da China precisam apenas de apresentar o certificado de resultado negativo do teste de ácido nucleico realizado nos últimos sete dias.

A quarentena de 14 dias e a apresentação de um teste de ácido nucleico negativo continuam a ser obrigatórias para os residentes de Macau que "tenham visitado" Hong Kong, Taiwan ou qualquer país estrangeiro "nos 14 dias anteriores à entrada" no território.

Os residentes de Hong Kong e Taiwan que pretendam entrar em Macau devem apresentar um teste negativo para a Covid-19 e ficar em quarentena de 14 dias nos hotéis designados pelos Serviços de Saúde do território.

Desde 18 de março que é proibida a entrada em Macau a cidadãos estrangeiros.

Macau foi dos primeiros territórios a ser atingido pela pandemia, tendo registado 46 casos. Atualmente, não tem nenhum caso ativo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+