Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França "perdeu o controlo da pandemia" de Covid-19, dizem autoridades médicas

26 out, 2020 - 17:26 • Lusa

“Provavelmente existem mais de 50 mil novos casos todos os dias", indica responsável do Conselho de Saúde Pública. A nossa estimativa no conselho científico é de cerca de 100 mil, entre os que não são testados e os assintomáticos."

A+ / A-

Veja também:


Médicos em França alertaram esta segunda-feira que o país “perdeu o controlo da epidemia” de Covid-19, um dia depois de as autoridades de saúde terem relatado 52 mil novos casos em 24 horas, e numa altura em que vários países europeus aumentam restrições para reduzir o número de contágios.

Jean-François Delfraissy, presidente do conselho científico que assessora o Governo francês sobre o vírus, disse que o país está numa “situação muito difícil, crítica até” face aos contínuos aumentos registados.

“Provavelmente existem mais de 50 mil novos casos todos os dias. A nossa estimativa no conselho científico é de cerca de 100 mil. Entre os que não são testados e os assintomáticos, estamos perto desse número de casos. Isso significa que o vírus está a espalhar-se extremamente rápido”, afirmou Delfraissy à rádio RTL.

Eric Caumes, chefe do departamento de infeções e doenças tropicais do hospital Pitie-Salpetriere de Paris, disse que o país precisa de voltar ao confinamento.

“Perdemos o controlo da epidemia, mas isso não data de ontem. Perdemos o controlo da epidemia há várias semanas”, indicou à emissora Franceinfo.

Em França, somam-se mais de 1,1 milhões de infetados e 34.761 mortos.

O número de óbitos confirmados na Europa ultrapassou os 250 mik, de acordo com uma contagem da Universidade Johns Hpkins, que estima o número global em mais de 1,1 milhões.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+