Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

NASA toca no asteroide Bennu e faz história

21 out, 2020 - 07:20 • Marta Grosso

É a primeira vez que a agência espacial consegue estabelecer contacto com um asteroide em movimento. É como pousar uma carrinha no Empire State, em Nova Iorque, descreveu. Veja algumas imagens.

A+ / A-

A NASA conseguiu, na última noite, contactar com o asteroide Bennu e retirar uma amostra. A sonda Osiris-Rex recolheu, na terça-feira, cerca de 60 gramas de pó do Bennu.

O pó foi recolhido da cratera Nightingale (rouxinol, em português), que tem cerca de 20 metros de diâmetro.

Denominado “Touch and Go” (toca e foge, em português), o evento foi transmitido em direto no Youtube. Espera-se que, ao longo desta quarta-feira, possam ser partilhados mais momentos específicos, como aquele em que a sonda tocou no asteroide.


A sonda Osiris-Rex tocou a superfície do asteroide com um braço robótico e recolheu partículas para serem estudadas.

A recolha implica uma manobra delicada e desafiador, sendo a primeira vez que a NASA consegue fazê-lo num asteroide em movimento. Segundo a agência, foi como colocar uma carrinha sobre um edifício como o Empire State, uma vez que a cratera Nightingale tem bordas altas como prédios.

Tudo correu como planeado, mas só no sábado se saberá se a amostra recolhida é viável para que esse estudo aconteça. Se for bem sucedida, a missão estará de volta à Terra em 2023.


O Bennu é conhecido desde 1999, e aguça a curiosidade dos cientistas, uma vez que contém moléculas orgânicas portadoras de carbono, essencial para a vida no nosso planeta.

Os investigadores acreditam que corpos celestes como o Bennu podem ter lançado na Terra os químicos necessários para a existência de vida.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+