Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polónia. Especialistas desarmam “bomba terramoto” da Segunda Guerra Mundial

12 out, 2020 - 09:21 • Sofia Freitas Moreira com agências

O engenho com cerca de cinco toneladas foi descoberto no ano passado, durante uma dragagem perto da cidade portuária polaca de Swinoujscie.

A+ / A-

Uma equipa de mergulhadores militares polacos inicia, esta segunda-feira, uma delicada operação de cinco dias para desativar uma bomba datada da Segunda Guerra Mundial, descoberta no fundo de um canal próximo ao Mar Báltico.

O dispositivo que pesa cinco toneladas, apelidado de “Tallboy” e também conhecido como “bomba terramoto”, foi lançado pela Força Aérea Real num ataque a um navio de guerra nazi, em 1945.

Foi descoberto no ano passado, durante uma dragagem perto da cidade portuária de Swinoujscie – anteriormente Swinemunde, uma parte da Alemanha – no extremo noroeste da Polónia.

“É uma estreia mundial. Nunca ninguém neutralizou um Tallboy tão bem preservado e submerso”, disse à AFP Grzegorz Lewandowski, porta-voz da Defesa Costeira da Marinha polaca, com base em Swinoujscie.

Por questões de segurança, cerca de 750 residentes que vivem num raio de 2,5 quilómetros da “bomba terramoto” receberam ordens de evacuação das suas casas. No entanto, alguns destes habitantes disseram à AFP que permaneceriam onde estavam.

A circulação marítima no canal de navegação e nas hidrovias circunscritas ficará suspensa numa área de 16 quilómetros ao redor da operação de desarmamento.

“Os primeiros dois ou três dias serão preparativos. Os nossos mergulhadores vão raspar o redor da bomba, que está embutida no fundo do canal a uma profundidade de 12 metros. Só o nariz está de fora”, disse Lewandowski.

“É um trabalho muito delicado. A mais pequena vibração pode detonar a bomba”, disse o porta-voz da Marinha polaca, ressaltando que a opção de uma explosão controlada foi descartada por medo de destruir uma ponte a cerca de 500 metros de distância do local.

Os mergulhadores vão avançar com uma técnica conhecida como deflagração para queimar a carga explosiva sem causar uma detonação, usando um dispositivo controlado remotamente para perfurar o casco e iniciar a combustão.

A bomba tem seis metros de comprimento e 2,4 toneladas de explosivos, o equivalente a cerca de 3,6 toneladas de TNT.

“Tallboys” foram projetados para explodir no subsolo próximo dos alvos, provocando ondas de choque altamente destrutivas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+