Tempo
|
A+ / A-

Arménia e Azerbaijão disponíveis para conversar sobre Nagorno-Karabakh

09 out, 2020 - 08:32 • Reuters

As conversações surgem depois de um convite de Moscovo. “A reunião está a ser preparada ativamente”, anuncia o Ministério russo dos Negócios Estrangeiros.

A+ / A-

A Arménia e o Azerbaijão confirmaram que os respetivos ministros das Relações Exteriores participarão em conversações de paz em Moscovo. A informação é avançada nesta sexta-feira pela agência de notícias RIA, que cita o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

"Baku e Yerevan confirmaram sua participação nas negociações em Moscovo. Está em curso a preparação ativa do encontro", anunciou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

A disponibilidade para as duas partes se encontrarem surge depois de o Presidente russo, Vladimir Putin, ter pedido a suspensão das ações militares na região separatista de Nagorno-Karabakh (no Azerbaijão, mas de maioria arménia).

O Kremlin estendeu o convite a Azeri Jeyhun Bayramov, ministro das Relações Exteriores do Azerbaijão, e ao homólogo arménio, Zohrab Mnatsakanyan, na sexta-feira.

Os confrontos armados em Nagorno-Karabakh recomeçaram no dia 27 de setembro e já fizeram mais de 50 mil deslocados. Os bombardeamentos têm sido constantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+