Tempo
|
A+ / A-

Moçambique

Ataques aumentam em Cabo Delgado. Amnistia diz que "resposta do governo deixa muito a desejar"

07 out, 2020 - 06:38 • Núria Melo

Mais de duas mil pessoas morreram em três anos de conflitos em Cabo Delgado. A Amnistia Internacional fala em ataques a "cidadãos, jornalistas e investigadores de ONG's".

A+ / A-

Desde o início do ano, registou-se um aumento dos ataques a civis na sequência dos conflitos armados em Cabo Delgado, Moçambique, alerta o diretor-executivo da Amnistia Internacional (AI) à Renascença.

Assinalam-se três anos desde o início dos confrontos liderados pelo grupo autointitulado “Al-Shabaab” e pelas forças de segurança, que são suspeitas de cometerem crimes semelhantes. Segundo Pedro Neto, "a resposta por parte das forças de defesa do governo tem deixado muito a desejar”, pelo facto de não estarem “a ser eficazes no ataque a estes terroristas".

Muitos destes crimes são cometidos também por membros das forças de segurança, uma vez que têm ocorrido “vários ataques a cidadãos, jornalistas, investigadores de ONGs”.

O diretor-executivo da organização revela ainda que “um investigador da AI foi detido durante alguns dias, enquanto estava em trabalhos naquela região. Esta situação está a atingir proporções enormes”.

"Lutar pela justiça e por conseguir responsabilizar criminalmente todos os suspeitos de terem cometido crimes contra o direito internacional e violações de direitos humanos" é uma das missões da Amnistia.

Pedro Neto revela que tem sido feito um esforço por "denunciar os ataques de um lado e de outro desde 2017", mas, em contrapartida, "infelizmente a resposta do governo moçambicano aos nossos apelos por justiça e controlo da região não têm sido respondidos com sucesso".

O executivo de Maputo anunciou que vai lançar uma investigação independente à tortura e outras violações graves cometidas por forças de segurança em Cabo Delgado.

O mesmo responsável admite que, apesar de não se estar a verificar imparcialidades nestas investigações, a Amnistia tem esperança de que todos os suspeitos de responsabilidade criminal prestem contas em tribunais civis através de julgamentos justos.

Cabo Delgado é a província costeira mais a norte de Moçambique, local dos megaprojetos de exploração de gás natural e que enfrenta uma crise humanitária com mais de mil mortos e 300.000 deslocados internos - resultado de três anos de conflito armado entre as forças moçambicanas e rebeldes, cujos ataques já foram reivindicados pelo grupo jihadista, mas cuja origem continua por esclarecer.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+