Tempo
|
A+ / A-

Nagorno-Karabakh. Arménia diz estar pronta para mediação e cessar-fogo

02 out, 2020 - 10:37 • Lusa

“Estamos prontos para nos juntarmos aos países que presidem o Grupo de Minsk da OSCE” para um “cessar-fogo baseado nos acordos de 1994-1995”. Rússia, EUA e França renovaram apelo às tréguas na quinta-feira.

A+ / A-

A Arménia anunciou, nesta sexta-feira, estar pronta para trabalhar com o grupo de mediação constituído pela Rússia, Estados Unidos e França com vista a adotar um cessar-fogo em Nagorno-Karabakh, onde o Azerbaijão enfrenta separatistas apoiados por Erevan.

“Estamos prontos para nos juntarmos aos países que presidem o Grupo de Minsk da OSCE [Organização para a Segurança e Cooperação na Europa] a fim de restabelecer um cessar-fogo baseado nos acordos de 1994-1995”, disse a diplomacia arménia, em comunicado.

Os Presidentes da Rússia, Vladimir Putin, dos EUA, Donald Trump, e de França, Emmanuel Macron, pediram na quinta-feira ao Azerbaijão e à Arménia que cessem as hostilidades através de um cessar-fogo imediato, em particular no enclave separatista do Nagorno-Karabakh, palco de combates desde domingo passado.

“Também apelamos aos dirigentes da Arménia e do Azerbaijão que assumam a obrigação de reiniciar as negociações para uma solução com a colaboração dos copresidentes do Grupo de Minsk da OSCE, de boa fé e sem impor condições prévias”, assinalaram os três chefes de Estado, numa declaração conjunta divulgada pelo Kremlin.

Os três países condenaram “firmemente” a escalada militar na fronteira entre os dois países no Nagorno-Karabakh, uma zona de disputa entre arménios e azeris desde 1988.

Na quinta-feira à noite, os combates em Nagorno-Karabakh eram muito intensos, e a Turquia foi acusada pela Arménia e pelos países mediadores de ter “cruzado a linha vermelha” ao enviar ‘jihadistas’ para apoiar o Azerbaijão.

A luta continuou até de madrugada, com cada um dos lados a alegar ter infligido perdas significativas ao outro.

Em Stepanakert, capital de Karabakh, os habitantes tiveram de se abrigar várias vezes, com receio de bombardeamentos, mas nenhuma das partes parece ter ganhado o combate.

No centro das deterioradas relações entre Erevan e Baku encontra-se a região do Nagorno-Karabakh, no Cáucaso do Sul onde há interesses divergentes de diversas potências, em particular da Turquia, da Rússia, do Irão e de países ocidentais.

Este território, de maioria arménia, integrado em 1921 no Azerbaijão pelas autoridades soviéticas, proclamou unilateralmente a independência em 1991, com o apoio da Arménia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+